- Artigo Principal

O Programa de Desenvolvimento de Líderes em Saúde, iniciativa do Sistema OCB/PE, chegou ao encerramento da sua etapa internacional no Trinity College Dublin, marcando o fim de uma trilha formativa que vem impulsionando o futuro das cooperativas de saúde em Pernambuco. Foi um percurso de meses de estudo, trocas, descobertas e desenvolvimento contínuo. Um ciclo que uniu estratégia, inovação, gestão de pessoas, liderança e muita colaboração.
Nesta semana, dirigentes e colaboradores viveram cinco dias de imersão intensa na Irlanda, absorvendo conhecimento global, conectando-se com realidades diferentes e fortalecendo uma visão moderna e integrada de gestão.
A missão também marcou aqueles que vivenciaram pela primeira vez uma formação internacional.
Bruna Andrade, vice-presidente da Coopagreste, compartilhou sua empolgação.
“Nunca participei de algo assim antes. Para mim, foi uma experiência enriquecedora. Estou muito empolgada com tudo que vivenciei esses dias e, com certeza, levarei muitas ferramentas e insights para aplicar na gestão da nossa Coopagreste.”
A diversidade cultural trouxe novas referências e abriu novos horizontes.
Igor Cavalcante de Andrade, superintendente da Uniodonto Garanhuns, destacou essa riqueza.
“Foi enriquecedor observar como outras culturas tratam temas relacionados à liderança e inovação. Vivenciamos momentos intensos de troca de conhecimento e união entre as cooperativas que, mesmo atuando em áreas diferentes da saúde, enfrentam desafios semelhantes e estão sempre em busca de aperfeiçoar a forma como conduzimos nossas cooperativas.”
Para Elenilson Pereira, conselheiro administrativo da Coomeb, a excelência do PDLS foi evidente do início ao fim.
“Participar do PDLS foi uma experiência incrível, muito organizada do início ao fim. As aulas no Brasil foram conduzidas por profissionais de alto nível do Hospital Albert Einstein, uma das instituições de saúde mais respeitadas do país. E o coroamento dessa formação aconteceu na Irlanda, em uma das universidades mais tradicionais da Europa. Tivemos contato com professores com formação e atuação em grandes empresas e universidades da Inglaterra, Suíça, EUA, Canadá e vários outros países, que compartilharam conhecimentos valiosos para aprimorarmos a gestão das cooperativas. Voltamos mais ricos em conteúdo, encantados com a experiência e gratos pelo trabalho brilhante conduzido pelo Sescoop e pelo Sistema OCB.”
O impacto foi profundo.
Para Renata Rodrigues, vice-presidente da Uniodonto Caruaru, a experiência trouxe clareza e renovação.
“Esse curso foi uma experiência de aprendizado mútuo e profundamente gratificante. Cada troca, cada conversa e cada descoberta mostrou como crescemos mais quando aprendemos juntos. Volto com o coração agradecido e muito mais preparada para gerir nossa cooperativa.”
Esse espírito de união foi um dos maiores marcos de toda a trilha formativa. O PDLS não entregou apenas conhecimento acadêmico e vivências internacionais, mas também humanização, integração e o privilégio de conhecer novas histórias, novas instituições e novas formas de ver o cooperativismo. Foi um momento ímpar, que congraçou pessoas e organizações em torno de um propósito comum: crescer juntos e transformar o setor de saúde em Pernambuco
O PDLS termina, mas os aprendizados continuam vivos. Cada participante volta ao Brasil mais preparado, mais fortalecido e com novas possibilidades para construir cooperativas ainda mais inovadoras e sustentáveis.
- Nenhum
No dia 05/11, a presidente da Coopcafa, Nadjanécia Guerra, ministrou palestra virtual sobre cooperativismo agropecuário para alunos do curso de Contabilidade da Faculdade Vale do Pajeú em São José do Egito. Na oportunidade, a presidente compartilhou as experiências da coop e esclareceu dúvidas dos estudantes sobre processos contábeis praticados na cooperativa, que possui sede em Triunfo/PE.
Entre as experiências compartilhadas, Nadjanécia destacou o ganho conquistado pela cooperativa quando o escritório que atende a Coopcafa passou a mudar a sua contabilidade conforme estudo aprofundado do segmento. “Até 2014, tivemos muitos prejuízos, incluindo o pagamento de tributos indevidos. Após a adequação dos processos às especificidades da Contabilidade Cooperativa, passamos a cumprir nossas obrigações tributárias de forma justa, resultando em uma economia de R$ 20 mil por ano,” afirmou a presidente.
O enquadramento errado considerava o mesmo tratamento adotado para uma empresa mercantil, resultando em multas indevidas que refletiam na participação da cooperativa em processos licitatórios . Essa situação a impedia de emitir as certidões de regularidade necessárias. “Foi uma experiência única compartilhar esses conhecimentos com os estudantes. Estamos acostumados a falar da cooperativa, mas não sobre algo tão específico. Ser exemplo nesse sentido é um grande privilégio,” afirmou Nadjanécia.
- Artigo Secundário 1

Na manhã da última terça-feira (11/11), representantes da Cooperativa de Serviços Médicos Pediátricos de Pernambuco (Copepe) visitou a sede da Casa do Cooperativismo para conhecer as soluções ofertadas pelo Sistema OCB/PE para as coops pernambucanas. A presidente da cooperativa, Analiria Pimentel, e o gestor, Ricardo Aguiar, foram recebidos pelo presidente Malaquias Ancelmo.
Na oportunidade, os visitantes conheceram os principais projetos e programas ofertados para as cooperativas do ramo saúde do estado, com destaque para o Programa de Desenvolvimento de Líderes da Saúde (PDLS). Durante a reunião, foi programada visita à cooperativa para apresentação do plano de trabalho 2026 do Sescoop/PE.
- Artigo Secundário 2

A COP30 começou ontem, em Belém (PA), e segue até o dia 21 de novembro. O evento reúne líderes e representantes de quase 200 países para discutir os rumos das políticas climáticas globais, buscando transformar compromissos em ações concretas. Esta edição, sediada no Brasil, tem um significado especial: ocorre no coração da Amazônia e reforça o papel do país como protagonista na agenda ambiental mundial.
Entre os temas em destaque estão a implementação efetiva do Acordo de Paris, a ampliação dos financiamentos para adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, o fortalecimento da economia verde e a inclusão de comunidades locais e tradicionais nas soluções sustentáveis. Também ganhou relevância a discussão sobre biocombustíveis sustentáveis e sobre como os países podem trabalhar juntos para manter o aquecimento global abaixo de 1,5 °C.
Os primeiros dias da conferência também foram marcados pelo lançamento do Yearbook of Global Climate Action 2025, que mostra um avanço significativo na participação de governos locais, empresas e organizações civis em estratégias climáticas, embora ainda existam lacunas importantes entre os compromissos assumidos e as ações de fato implementadas. Em paralelo, debates sobre governança multiescalar, economia circular e infraestrutura resiliente reforçaram a urgência de integrar a sustentabilidade à rotina das cidades e comunidades.
Se no cenário global a COP30 busca soluções amplas e coordenadas, no contexto local há um papel igualmente essencial: compreender como essas mudanças se refletem em territórios específicos, como o Semiárido Nordestino. A região é uma das mais vulneráveis aos efeitos climáticos, enfrentando secas prolongadas, desafios hídricos e necessidade de fortalecimento produtivo e social. E foi exatamente sobre esses temas que o Internacional Coop Semiárido (ICS), realizado em Petrolina pelo Sistema OCB/PE e pelo Sistema OCEB, se debruçou.
Durante o ICS, cooperativas, especialistas e representantes do cooperativismo nordestino discutiram caminhos e estratégias para um desenvolvimento sustentável que valorize os recursos locais e fortaleça a resiliência da região. Foram apontadas práticas que incluem o incentivo à agricultura familiar, o manejo inteligente da água, a diversificação produtiva e o uso de tecnologias sociais adaptadas à realidade semiárida. A essência dessas discussões se alinha diretamente aos propósitos da COP30: transformar desafios ambientais em oportunidades de cooperação, inovação e inclusão.
Como destacou Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente do Sistema OCB/PE, “a COP30 é um evento climático que tem tudo a ver com o cooperativismo. Ambos têm muitos valores embutidos: uma sociedade mais justa, mais interativa, mais natural, com menos produtos processados. Ambos têm como ideal a construção de um mundo melhor, onde precisamos absorver o que produzimos.”
A partir dessa visão, o cooperativismo se mostra um agente essencial na luta contra as mudanças climáticas. Ao promover o desenvolvimento econômico aliado à responsabilidade social e ambiental, o movimento cooperativo reforça que soluções globais precisam nascer de ações locais. O Semiárido Nordestino, com suas experiências, desafios e potencialidades, é um exemplo vivo de que o futuro sustentável se constrói com cooperação, inovação e compromisso coletivo.
Enquanto o mundo discute em Belém os próximos passos para o clima, o cooperativismo segue mostrando, no Semiárido e em todo o país, que é possível crescer de forma sustentável, fortalecendo comunidades e cuidando do planeta.
- Artigo Principal
Hoje marca o início das aulas do Programa de Desenvolvimento de Líderes em Saúde (PDLS) no Trinity College, em Dublin, Irlanda. A Missão Internacional de Estudos – Healthcare Leadership Program será realizada entre os dias 10 e 14 de novembro, reunindo líderes cooperativistas em uma imersão internacional de aprendizado e inovação.
O grupo participante é formado por 33 dirigentes das cooperativas Unimed Recife, Unimed Vale do São Francisco, Unimed Caruaru, Coopanest/PE, Coopagreste, Coomeb, Uniodonto Recife, Uniodonto Caruaru e Uniodonto Garanhuns, além do comitê técnico responsável pela delegação, composto por Cleonice Pedrosa, superintendente do Sistema OCB/PE; Pedro Melo, coordenador do Ramo Saúde da OCB/Sescoop Pernambuco; Adriano Fassini, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas; e Luíza Gomes, analista de Desenvolvimento.
Na abertura oficial da missão, Pedro Melo destacou a importância deste momento:
“É uma honra representar o Sistema OCB Pernambuco e o nosso presidente, Dr. Malaquias Anselmo. Estamos aqui para concluir o Programa de Desenvolvimento de Líderes em Saúde, uma jornada que começou há seis meses no Brasil e que chega ao seu encerramento nesta semana, na Universidade de Trinity. Essa é uma conquista coletiva, resultado do empenho das cooperativas e do compromisso do Sistema OCB em fortalecer a governança e a liderança cooperativista.”
A missão representa a etapa final do Programa de Desenvolvimento de Líderes em Saúde (PDLS), que ao longo de 2025 proporcionou uma formação robusta e estratégica a dirigentes das principais cooperativas de saúde de Pernambuco. Foram 80 horas de aprendizado distribuídas em 11 temáticas voltadas para estratégia, governança, liderança e comunicação assertiva.
Agora, os participantes iniciam uma imersão de cinco dias no Trinity College, uma das universidades mais prestigiadas da Europa. A programação inclui 24 horas de formação presencial, conduzidas por especialistas de referência internacional, e está dividida em quatro módulos que abordam os grandes desafios da saúde no cenário atual:
🔹 Liderando Estratégia em Saúde
🔹 Liderando Governança e Inovação em Conselhos
🔹 Teaming e Liderança Avançada
🔹 Gestão de Líderes e Stakeholders
Essa missão é muito mais que uma etapa de aprendizado. É uma oportunidade de trocar experiências, ampliar horizontes e fortalecer a liderança cooperativista pernambucana.
Cada dirigente atua como um verdadeiro embaixador do cooperativismo de saúde, levando consigo o propósito de construir negócios mais sustentáveis, inovadores e humanos.
O futuro da saúde cooperativista se constrói com líderes que pensam globalmente e agem localmente. E esta jornada, em Dublin, é mais um passo nessa direção.
- Artigo Secundário 3
Há pouco mais de um ano, a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Pernambuco (Coopanest-PE) iniciou um processo de avaliação interna sobre sua adesão à agenda ESG. A iniciativa surgiu a fim de verificar se suas práticas estavam alinhadas aos princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e governança ética.
A cooperativa já adotava práticas de gestão transparente e participativa. Além disso, em 2024 promoveu ações ligadas ao pilar social, com arrecadação de fundos e doação para casas de repouso. Faltava, porém, fortalecer o pilar ambiental do tripé ESG.
Nesse contexto, nasceu o projeto Coop+ Ambiental: uma série de iniciativas concretas para reduzir o impacto da operação no meio-ambiente e engajar cooperados e colaboradores em uma cultura organizacional mais responsável. As ações foram divididas em diversas frentes que passam por gestão de resíduos, eficiência energética, campanhas de reciclagem, educação ambiental e até a realização de feirinhas orgânicas.
Para ler a matéria completa, CLIQUE AQUI!
- Artigo Inferior 1

Médicos cooperados e colaboradores das cooperativas Unimed Recife, Unimed Vale do São Francisco, Unimed Caruaru e COOMEB estão participando do curso PALS (Pediatric Advanced Life Support ou Suporte Avançado de Vida em Pediatria). A formação, promovida pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco (SOPEPE) e reconhecida pela American Heart Association (AHA), segue até março de 2026, com a realização de cinco turmas.
Com uma metodologia prática e imersiva, baseada em simulação realística, o curso capacita os profissionais para o atendimento de emergências pediátricas, desde o reconhecimento e manejo de arritmias e choques até o suporte avançado de vias aéreas e reanimação cardiopulmonar em crianças e lactentes. As atividades também fortalecem habilidades essenciais como liderança, comunicação e trabalho em equipe, fundamentais para a atuação em situações críticas.
Ao investir na formação continuada de seus profissionais, o Sistema OCB/PE contribui para o aprimoramento dos serviços de saúde oferecidos pelas cooperativas, reforça a valorização das pessoas no cooperativismo e amplia o impacto positivo das cooperativas médicas na vida das comunidades.
- Artigo Inferior 2

Teve início, na manhã desta segunda-feira (03/11), o primeiro evento virtual da programação dos fóruns de ramos, que contou com a participação de representantes do Sistema OCB Nacional. O público dos fóruns acompanhou apresentações de temas pertinentes aos seus respectivos segmentos e contribuíram para o debate realizado. Ao todo, os seis ramos (Agropecuário, Crédito, Infraestrutura, Saúde, TPBS e Transporte) foram contemplados em seis eventos virtuais que encerraram no último dia 05/11.
A abertura dos eventos foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, e contou com a participação dos coordenadores e secretários das comissões consultivas respectivas. Um dos temas abordados na programação foi a formação Certificação de Conselheiros Administrativos e Fiscais, disponível na plataforma capacita.coop. A capacitação é gratuita e fundamental para integrantes de conselhos de cooperativas ou para interessados em integrá-los. A prova final é custeada pelo Sescoop/PE.
Os eventos contaram com a participação dos colaboradores da OCB Nacional responsáveis pelo suporte aos ramos: Rodolfo Silva (Agropecuário), Felga Abreu (Crédito), Thayná Cortês (Infraestrutura), Hugo de Castro (Saúde), Letícia dos Reis (TPBS) e Tiago de Barros (Transporte). Ainda nos fóruns, os participantes acompanharam a apresentação de indicadores, projetos e ações do Sistema OCB para cada ramo do cooperativismo. Também nos fóruns, houve o detalhamento do Programa de Educação Política e Representação Institucional para cooperativas.
- Artigo Inferior 3

Na manhã desta quarta-feira (29/10), o Sistema OCB/PE acompanhou o evento realizado pela Coaf, na sede da Associação dos Fornecedores de Cana, no Recife, que focou a reforma tributária do consumo com destaque para os impactos nas cooperativas agropecuárias. A abertura foi realizada pelo presidente da cooperativa, Alexandre Andrade Lima, e contou com palestra do contador e especialista em Auditoria e Perícia Contábil Gilmar Wisnievski. Participaram do evento o gerente e o analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PE, respectivamente, Adriano Fassini e Felipe Mota.
“É importante destacar a iniciativa da cooperativa em promover eventos que buscam discutir temas muito importantes para o ramo agropecuário. Foi possível acompanhar, durante a programação, o debate sobre a reforma tributária, em especial às coops que possuem lojas de insumos, contemplando operações de compras de itens para os cooperados,” afirmou o gerente.
- Artigo Secundário 2

Na tarde desta terça-feira (28/10), os cooperados da Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores e Pescadores do Vale do Capibaribe (Coopevale), receberam, em sua sede, no município de Lagoa do Carro, a visita de representantes do Sistema OCB/PE. A comitiva, liderada pelo presidente Malaquias Ancelmo de Oliveira, contou com a participação da superintendente, Cleonice Pedrosa, e da analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PE, Anna Jordão.
Recepcionados pelo presidente da cooperativa, Severino Correia dos Santos, o grupo conversou com os cooperados sobre a participação e a organização de um empreendimento cooperativo. “Apresentamos a importância do registro para a regularidade da coop e as vantagens da filiação ao Sistema OCB. Também acordamos apoio específico para a organização documental, que será feito por meio do nosso suporte jurídico," afirmou a superintendente.
A cooperativa conta com 52 cooperados e atua com agricultura familiar no cultivo de macaxeira, inhame, limão, laranja, entre outros.
- Artigo Secundário 1

João Pessoa recebeu, nesta terça-feira (28), o Summit Mulher Nordeste, um encontro marcado por trocas, inspiração e fortalecimento do protagonismo feminino no cooperativismo. O evento reuniu coordenadoras e membras dos Comitês de Mulheres da região, além das equipes de desenvolvimento do cooperativismo, em uma programação voltada ao empreendedorismo feminino e ao desenvolvimento local.
Promovido pela Sicredi Central Nordeste, o Summit integrou as ações do Comitê Mulher do Sicredi, que tem como propósito formar, incluir e apoiar mulheres líderes e empreendedoras em toda a região. A iniciativa contou com o apoio do Sescoop/PE, que viabilizou a participação das membras do Comitê de Mulheres do Sicredi Recife, reforçando o compromisso com o movimento Elas pelo Coop.
Mais do que um evento, o Summit Mulher Nordeste foi um espaço para fortalecer conexões, alinhar estratégias e reafirmar o papel das mulheres na construção de um cooperativismo mais justo, participativo e transformador.
- Nenhum
Na próxima semana, entre os dias 3 e 5 de novembro, o Sistema OCB/PE realizará o Fórum de Alinhamento de Ramos, um espaço estratégico de diálogo e construção conjunta com as cooperativas registradas no estado.
Ao longo de três dias, representantes dos ramos Agropecuário, Crédito, Trabalho, Produção de Bens e Serviços (TPBS), Saúde, Infraestrutura e Transporte participarão de encontros virtuais voltados à atualização, alinhamento e fortalecimento das ações que impulsionam o cooperativismo em Pernambuco.
O momento será conduzido por Adriano Fassini, gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema OCB/PE, e terá como objetivo apresentar a atuação do Sistema OCB na representação e defesa dos ramos, além de discutir o panorama atual de cada segmento e seus principais desafios e oportunidades.
A programação inclui temas relevantes como o Programa de Certificação de Conselheiros, o Programa de Educação Política e Representação Institucional do Sistema OCB/PE, e uma análise sobre indicadores, projetos e ações voltados ao fortalecimento dos ramos, com destaque para os impactos da reforma tributária no cooperativismo.
Cada fórum terá duração de duas horas e será um espaço para troca de experiências, construção de conhecimento e alinhamento estratégico das cooperativas pernambucanas.
O Sistema OCB/PE reafirma, com esta iniciativa, seu compromisso em atuar de forma próxima e representativa, promovendo o desenvolvimento sustentável dos ramos e fortalecendo o movimento cooperativista em todo o estado.
Para participar, inscreva-se pelo link: https://forms.office.com/r/KzQfA0r71Z
- Artigo Inferior 1

Hoje, o Sistema OCB/PE realizou mais um treinamento com a Secretaria de Finanças do Recife sobre a emissão de nota fiscal eletrônica pelas cooperativas que atuam na capital.
O encontro reuniu dirigentes e contadores de cooperativas que estão se preparando para essa nova etapa. A previsão é que até o dia 3 de novembro todas estejam autorizadas pela Prefeitura do Recife a emitir suas notas fiscais.
Durante todo o processo, o Sistema OCB/PE seguirá oferecendo apoio técnico e orientação, com o acompanhamento do analista de desenvolvimento de cooperativas Felipe Mota.
Essa conquista é resultado da atuação conjunta do cooperativismo pernambucano, com o Sistema OCB/PE e o vereador Tadeu Calheiros articulando junto à Secretaria de Finanças do município para viabilizar esse avanço.
- Artigo Secundário 1

Na tarde desta quinta-feira (23/10), o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, natural de Jacobina/BA, recebeu da Câmara de Vereadores do Recife o Título de Cidadão Recifense, honraria concedida pelos seus mais de 50 anos de atuação em prol do cooperativismo na capital pernambucana. A solenidade contou com a participação de representantes de cooperativas da RMR, da Zona da Mata e do Agreste, além do sistema cooperativista paraibano e de instituições parceiras.
A abertura contou com a presença do presidente da sessão, o vereador Zé Neto, com o propositor da homenagem, vereador Tadeu Calheiros, com o coordenador da Frencoop/PE, o deputado estadual Waldemar Borges, com a presidente da Unimed Recife, Maria de Lourdes C. de Araújo, com o presidente da Fecoerpe, Jurandi Araújo, e com o presidente da Fecoop/NE, André Pacelli.
Na oportunidade, o vereador Tadeu Calheiros justificou o reconhecimento. O cooperativismo se fundamenta em somar forças para crescermos juntos, e Malaquias é reconhecido por todos os que fazem o segmento em Pernambuco, pela sua capacidade de articulação e liderança. Que este título sirva de inspiração para outras pessoas continuarem no cooperativismo entendendo que cooperar é o caminho mais humano para transformar o mundo," finalizou o parlamentar.
"Quero registrar aqui o meu profundo agradecimento ao vereador Tadeu Calheiros não apenas pela proposição deste honroso título, mas pela parceria ao longo desses últimos anos no âmbito do cooperativismo recifense. Uma parceria que se fortalece no dia a dia, nos bastidores, quando discutimos questões que são fundamentais para o nosso segmento e que sem o apoio e a representação na Câmara do Recife não seriam viabilizadas. Destaco, no âmbito dessas conquistas, a Lei Municipal 19.377/2025, que institui a política de apoio ao cooperativismo nessa cidade, e a conquista histórica que derrubou a proibição de as cooperativas recifenses emitirem nota fiscal eletrônica," afirmou Malaquias Ancelmo.
Confira as fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1zN7Grz-Vm21yB1K8EQZPgLYyAxTVUkPQ
- Artigo Secundário 1

Em 2025, o mundo celebra o Ano Internacional das Cooperativas, uma oportunidade para reafirmar o papel transformador desse modelo socioeconômico que une pessoas em torno de um propósito comum: construir um futuro mais justo, equilibrado e sustentável.
E é nesse contexto que o cooperativismo pernambucano se enche de orgulho para celebrar uma justa homenagem: Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente do Sistema OCB/PE e vice-presidente da FECOOP/NE, será agraciado com o Título de Cidadão do Recife, concedido pela Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros , autor de legislações fundamentais para o setor.
A solenidade acontecerá amanhã, dia 23 de outubro, às 16h, no Plenário da Casa de José Mariano, reunindo representantes do cooperativismo, lideranças políticas e amigos que compartilham da trajetória inspiradora de Malaquias.
Natural de Jacobina (BA), Malaquias construiu em Pernambuco uma história marcada por compromisso, visão e resultados. Jornalista por formação e cooperativista por convicção, dedicou sua vida a defender a cooperação como instrumento de desenvolvimento social e econômico. Representou o Brasil em diversos países, ampliando a visibilidade do cooperativismo e fortalecendo sua integração internacional.
À frente do Sistema OCB/PE, tem liderado um movimento que une formação, inovação e articulação política, com foco em criar oportunidades, promover inclusão produtiva e fortalecer a economia solidária. Sua gestão é guiada pela defesa de políticas públicas para o crescimento das cooperativas e pelo compromisso de aproximar o cooperativismo da sociedade pernambucana.
Como vice-presidente da FECOOP/NE, atua em sintonia com outros estados nordestinos, reforçando o papel das cooperativas na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.
O sentimento do homenageado já é de gratidão e partilha com todos que constroem o movimento cooperativista pernambucano:
“Compartilho este título com todos que fazem parte do movimento cooperativista pernambucano. Cada pessoa que contribui com o nosso trabalho recebe um pedacinho dessa conquista. Este título é nosso! Nós, do Sistema OCB/PE, nascemos com o propósito de unir pessoas que acreditam no cooperativismo. Buscamos fortalecer o movimento e defendê-lo como modelo capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz e cheio de oportunidades para todos.”
O Sistema OCB/PE convida você a participar dessa celebração especial..
➡️ Inscreva-se: https://forms.office.com/r/5hptyCVR5b
- Nenhum
Transformar municípios em espaços inovadores, sustentáveis e conectados às necessidades das pessoas é um desafio coletivo que pede visão e cooperação.
No dia 22 de outubro, Caruaru será palco do Fórum Agreste Inteligente: Conectando os Municípios ao Futuro, uma iniciativa do SEBRAE Caruaru que reúne empreendedores, gestores públicos, educadores, estudantes e lideranças locais em torno de um mesmo propósito: pensar e construir o futuro da região.
O evento propõe uma imersão em temas como inovação, sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento regional — e o cooperativismo também faz parte dessa conversa. O gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PE, Adriano Fassini, será um dos palestrantes do fórum, apresentando o tema “Cooperativismo como estratégia de Desenvolvimento Regional”.
Afinal, quando as pessoas se unem em torno de um propósito comum, compartilham resultados e constroem soluções locais, elas fortalecem economias, geram oportunidades e impulsionam o desenvolvimento sustentável — exatamente o que o Agreste Inteligente propõe: conectar territórios ao futuro por meio da colaboração e da inovação.
O Sistema OCB/PE acredita que o cooperativismo é um caminho essencial para o crescimento equilibrado e duradouro das regiões, fortalecendo comunidades e aproximando pessoas em torno de um mesmo ideal: o de um futuro mais humano, colaborativo e próspero.
- Artigo Secundário 3

No último sábado (18), o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, participou do HoraCoop 360°, promovido pela Sicredi Recife, que reuniu mais de 120 colaboradores para uma manhã de escuta, inspiração e conexão, onde propósito e resultado se encontraram no mesmo movimento.
O evento integrou a Semana do Cooperativismo, em celebração ao Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, neste ano em que a ONU reconheceu oficialmente as cooperativas como agentes essenciais de impacto positivo no mundo.
Com o objetivo de fomentar a cultura e a essência cooperativista, a programação contou com apresentações e dinâmicas que reforçaram os valores e princípios do cooperativismo. Durante a abertura, o presidente do Sistema OCB/PE destacou:
“O cooperativismo vai muito além de um modelo de negócio. Ele é uma filosofia de vida baseada na união, na solidariedade e no compromisso com o desenvolvimento coletivo.”
Mais do que números, o HoraCoop 360° entregou presença, alegria e pertencimento. Foi uma oportunidade de reforçar que cooperar é somar sentidos, multiplicar histórias e transformar trabalho em vida compartilhada.
O Sistema OCB/PE celebrou, junto à Sicredi Recife, o quanto a cooperação pulsa forte em cada colaborador, fortalecendo laços e inspirando novas formas de viver o cooperativismo.
- Nenhum

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Sescoop/PE encerrou o Programa de Desenvolvimento de Líderes em Saúde (PDLS) com dois encontros presenciais do módulo Liderança Transformadora, no Recife. A disciplina contou com carga horária de 16 horas e foi ministrada pela instrutora do Hospital Albert Einstein Lisiane Schaefer. Na oportunidade, o conteúdo programático focou temas como liderança transformativa, relações interpessoais, cocriação, conexão, comunicação e visão sistêmica. O PDLS, que iniciou em abril deste ano, com aulas virtuais e quatro encontros presenciais será encerrado com uma missão a ser realizada na Irlanda, no mês de novembro, onde os participantes entrarão em contato com exemplos práticos dos conteúdos vistos ao longo dos módulos.
“O encontro presencial vem fechar um ciclo de aprendizado e conhecimento muito importante para a formação de todo o líder de saúde. Tudo o que vivemos no PDLS conseguimos aplicar na prática. É importante destacar que em uma roda de discussão presencial, conseguimos entender e aplicar um conceito teórico de forma mais objetiva. Além disso, essa é uma oportunidade de fazemos networks entre as cooperativas, de forma a melhorarmos ainda mais a nossa capacidade de liderar,” afirmou o conselheiro de Administração da Unimed Recife, Henrique Guido.
O PDLS contou com carga horária total de 73 horas, divididas em 11 módulos, que trabalharam temas como os desafios do setor de saúde no Brasil, atendimento humanizado, gestão da experiência do cliente, comunicação e feedback, entre outros. Participaram do programa, líderes das cooperativas Unimed Recife, Unimed Caruaru, Unimed VSF, Unimed Salgueiro, Unimed Arcoverde, Coopanest-PE, Coopagreste, Coomeb, Uniodonto Recife, Uniodonto Caruaru e Uniodonto Garanhuns.
4. Accountability (4h)
- Artigo Secundário 2

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, João Pessoa recebeu o 5º Fórum Integrativo da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), reunindo lideranças do cooperativismo financeiro com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”. O evento celebrou o Ano Internacional das Cooperativas e destacou o papel fundamental das cooperativas de crédito no desenvolvimento econômico e social do país.
Durante dois dias, a programação abordou quatro eixos principais: Comunicar para Conscientizar, Inovar para Crescer, Cooperar com as Estruturas de Apoio e Liderar com Propósito.
A governança do Sistema OCB/PE marcou presença com o presidente Malaquias Ancelmo de Oliveira, a superintendente Cleoonice Pedrosa e o gerente de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas Adriano Fassini, que participaram de palestras, painéis e atividades colaborativas, promovendo troca de experiências e soluções para os desafios do setor.
Durante o fórum, foi elaborada a Carta Aberta ao Coop Financeiro do Futuro, documento que reúne propostas e compromissos para o fortalecimento do cooperativismo financeiro no Nordeste e no país.
O 5º Fórum Integrativo da Confebras reforçou a importância da união, do diálogo e da inovação no cooperativismo, mostrando que, juntos, líderes e instituições podem construir um futuro mais colaborativo e sustentável.
- Artigo Secundário 1

Mais de 150 mulheres cooperativistas, de 16 cooperativas pernambucanas, se reuniram na manhã desta sexta-feira para um encontro repleto de inspiração e autocuidado.
A ação foi promovida pela Comissão de Mulheres, Elas pelo Coop, do Sistema OCB/PE, que busca fortalecer a liderança feminina no cooperativismo, promover espaços de aprendizado, trocar experiências e incentivar o protagonismo das mulheres cooperativistas.
O encontro teve como tema Cuidar de Si para Viver Melhor e foi conduzido pela enfermeira Francilene Siqueira, especialista em saúde da mulher. Durante sua fala, ela abordou temas essenciais do Outubro Rosa, como o câncer de mama, a importância do autoexame, além de hábitos saudáveis, saúde mental e equilíbrio emocional.
Francilene destacou que o autocuidado vai muito além dos exames de rotina:
“Cuidar de si é olhar com carinho para o corpo e para a mente. É fazer pausas, reconhecer limites e buscar hábitos que nos mantenham bem para viver melhor todos os dias.”
A programação também contou com um momento de alongamento e terminou com uma meditação guiada, criando um ambiente de leveza e bem-estar.
💗 Durante todo o ano, o Sistema OCB/PE reforça a importância do autocuidado. Cuidar de si é um ato de amor, de consciência e de cooperação.