Para acessar o edital completo clique no link:
Nesta sexta-feira (28/03), o Sistema OCB/PE participou de encontro referente ao Prodeter Economia Circular - RMR, na sede da Superintendência Estadual do BNB, junto a outros parceiros do Banco do Nordeste. O objetivo foi apresentar as etapas executadas até agora e alinhar as próximas ações. Na oportunidade, a analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PE, Renata Bormann, falou sobre as formações realizadas pela entidade como o curso de Gestão Financeira e Gestão Comercial, além de uma ação de conformidade e registro de cooperativas junto à Jucepe.
As próximas ações programadas pelo Sescoop/PE são: Parte II do Curso de Gestão Comercial, que acontecerá no dia 04 de abril, e Curso de Inovação, previsto para 25 de abril. Também será ofertado o atendimento no âmbito do Cooperativa Legal. Outros parceiros envolvidos no Prodeter que apresentaram suas ações foram: Grupo Cornélio Brennand, Valgroup, Ambipar, WG Reciclagem, CRAS Cordeiro, Grupo Armação, Indorama, Amape, Emlurb, Natureza Soluções Ambientais e Nordeste Lacre.
Representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras- OCB, Nacional e de Pernambuco, do poder público (Mapa, MDA e Banco Central do Brasil), e do sistema de crédito (Coresol, Ailos, Sicredi, Sicoob e Unicred), estiveram em Petrolina/PE, ontem e hoje (28/03), realizando a etapa Nordeste do projeto “Conhecer para Cooperar.” Ontem a delegação visitou às cooperativas de crédito Cresol Noroeste e Sicredi Vale do São Francisco, onde puderam conhecer alguns dados sobre a atuação dessas coops na região.
Nesta sexta-feira, em visita à Cooperativa de Produtores Exportadores do Vale do São Francisco (Coopexvale), a delegação conheceu de perto a estrutura de produção, comercial e de logística, que faz chegar as uvas dos 36 cooperados aos quatro cantos do país e do mundo. Álvaro Solano, presidente e Jailson Lira, membro do Conselho de Administração da Coopexvale, fizeram uma apresentação geral da organização e acompanharam os visitantes pelas câmaras frias e túneis para acondicionamento e resfriamento, docas de embarque/recebimento das uvas, área para armazenagem e visita à uma fazenda produtora. De acordo com a gerente de Relações Institucionais da OCB Nacional, Clara Maffia, o grupo ficou bastante impressionado com os diferenciais da região. “Vamos levar as melhores impressões do Vale. Aqui temos um cooperativismo forte, pujante e que faz toda a diferença no país, principalmente pela fruticultura irrigada”, ressaltou.
O presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, agradeceu pela escolha de Pernambuco para fazer parte da etapa Nordeste da projeto. “O cooperativismo pernambucano se sente honrado por fazer parte do projeto Conhecer para Cooperar. A iniciativa da OCB nacional é louvável em levar agentes do Poder Público e dirigentes do cooperativismo brasileiro para conhecer experiências exitosas de cooperativas nas diversas regiões do país. Essa é uma forma de integrar e interagir com as entidades que podem apoiar o cooperativismo, no sentido de torná-lo mais conhecido e de contribuir para viabilizar parcerias voltadas ao seu desenvolvimento,” concluiu.
Com informações do jornalista Carlos Laerte.
Na última quinta-feira (27/03), as cooperadas da Coopasa, do distrito de Sapucarana, em Bezerros, participaram da palestra Essa Incrível Mania de Ter Fé na Vida, promovida pelo Sescoop/PE. O objetivo da ação foi promover a reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na conciliação de seus múltiplos papéis e buscar estratégias para equilibrar a vida e preservar o bem-estar mental. Os temas abordados incluíram autoconhecimento, burnout, saúde mental e bem-estar, prioridades e divisão de responsabilidades.
Maria Risonete Sampaio, presidente da cooperativa e integrante da Comissão de Mulheres de Pernambuco, tem mobilizando as cooperadas para participar de eventos focados em promoção da liderança feminina. O próximo passo é constituir um comitê dentro da Coopasa. "A mulher cooperativista é uma verdadeira multiplicadora de sonhos e realizações, unindo forças e talentos para construir um futuro mais justo e próspero para sua comunidade e para o mundo," concluiu.
Na manhã da última quarta-feira (26/03), aconteceu a oitava edição do Conversa com o Presidente, evento virtual que discute, mensalmente, assuntos sobre o cooperativismo e apresenta ações do Sistema OCB/PE. Na oportunidade, o presidente Malaquias Ancelmo falou sobre o lançamento do Programa de Comunicação Cooperativista (CoopCom) e detalhou informações sobre o atendimento do Sescoop/PE à implementação na RN 507 nas cooperativas Unimed Vale do São Francisco e Unimed Caruaru.
O evento contou também com a participação da coordenadora da Comissão de Mulheres da OCB/PE, Juscileide Vieira, que falou sobre as ações realizadas pelo movimento Elas pelo Coop no Estado e sobre a importância da liderança feminina no cooperativismo. Também da comissão, participou Clécia Cabral, destacando a participação das mulheres nos conselhos das cooperativas. Na oportunidade, foi exibido o vídeo do Nacional que homenageou cinco mulheres brasileiras, entre elas, a diretora da Coopexvale, Geórgia Deon.
Ainda durante o evento, Adriano Fassini, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PE, apresentou a plataforma Identidade do AvaliaCoop, que conta com dois blocos de perguntas focadas na conformidade legal da cooperativa. Em seguida, Luiz Branco, diretor da WEx, falou sobre o International Coop Semiárido (ICS), que acontecerá nas cidades de Juazeiro e Petrolina e contará com delegações de todo o Brasil. Finalizando o evento, o presidente da Coopseta, Wemerson Silva, compartilhou sua experiência com o plantio da muda entregue pelo Sistema OCB/PE dentro da inciiativa que celebra o Ano Internacional das Cooperativas.
As mulheres desempenham um papel fundamental na construção de um futuro mais igualitário, especialmente no cenário do cooperativismo em Pernambuco. Dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024 indicam que o estado conta com 112 cooperativas, mais de 188 mil cooperados e 8.638 empregados, refletindo a relevância do setor na região. Além disso, informações da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) revelam que, em 2023, as mulheres representavam cerca de 40% dos associados nas cooperativas pernambucanas, evidenciando sua crescente participação e influência no setor.
A presença ativa das mulheres no cooperativismo pernambucano reflete um movimento global em direção à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino. Ao promover a inclusão e valorizar as contribuições das mulheres, o cooperativismo não apenas fortalece suas próprias estruturas, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O cooperativismo oferece um ambiente propício para que as mulheres desenvolvam liderança e promovam transformações significativas em suas comunidades. Um exemplo inspirador é a crescente participação feminina em cargos de alta gestão no cooperativismo brasileiro, que alcançou 23% em 2025, evidenciando uma evolução contínua desde 2020.
Além disso, programas de capacitação promovidos pelo Sistema OCB/PE têm sido essenciais para ampliar as oportunidades femininas no cooperativismo, destacando a força da liderança feminina e incentivando a criação de comitês de mulheres dentro das cooperativas.
A coordenadora do Comitê de Mulheres da Sicredi Vale do São Francisco, Gislane Rocha afirrma:
"As mulheres no cooperativismo são força e transformação. Unidas, criam oportunidades, fortalecem comunidades e impulsionam a economia com sustentabilidade. Com liderança, constroem um futuro igualitário, abrindo caminhos para as próximas gerações."
Ao celebrar o Mês da Mulher, reconhecemos e valorizamos essas líderes que, com dedicação e visão, constroem um futuro mais justo e inclusivo para as próximas gerações.
Na última quarta-feira (26/03), representantes do Sistema OCB/PE acompanharam uma das etapas da solução que visa a implementação da RN 507 na Unimed Vale do São Francisco. A Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) busca elevar a qualidade dos serviços ofertados peloo segmento por meio de padrões de qualidade e segurança a serem seguidos pelos planos de saúde. A primeira etapa de orientações encerrou hoje (28/03) e contou com conteúdos sobre gestão organizacional, gestão da rede prestadora e do beneficiário, entre outros. O atendimento, em todas as etapas, totaliza 440 horas, contemplando diagnóstico, formação e prática assistida.
Trata-se de mais uma solução do Sescoop/PE ofertada para a cooperativa, que também conta com participantes nas pós-graduações em Cuidados Paliativos e Análise do Comportamento Aplicada. A Unimed Vale do São Francisco também recbeu atendimento na última turma de formação da metodologia Lean Six Sigma, certificação Green Belt. "A Unimed Vale do São Francisco tem investido, significativamente, na formação dos seus colaboradores, e essas formações são alguns exemplos das muitas parcerias firmadas entre a cooperativa e o Sescoop/PE," Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente do Sistema OCB/PE.
A inovação tem sido um pilar fundamental para o fortalecimento do cooperativismo em Pernambuco, especialmente quando impulsionada por mulheres que transformam desafios em oportunidades. A crescente participação feminina no setor não apenas promove a equidade de gênero, mas também introduz novas perspectivas e soluções criativas que beneficiam toda a sociedade.
Um exemplo notável desse protagonismo é o grupo de 23 mulheres cooperativistas de Pernambuco que participou em 2024 da Missão Elas pelo Coop, no Rio Grande do Sul. A iniciativa teve como objetivo promover a troca de experiências e fortalecer a liderança feminina no cooperativismo, evidenciando o compromisso com a inovação e a inclusão.
Outro exemplo inspirador é o Comitê de Mulheres da Sicredi Recife, que vem promovendo a capacitação e o engajamento feminino no cooperativismo. A coordenadora, Eliana Victório, destaca que, ao longo dos últimos três anos, o comitê se estruturou como equipe, ampliou o aprendizado sobre cooperativismo e fortaleceu a atuação das mulheres no setor. Durante esse período, construiu uma base sólida e, ao mesmo tempo, colaborou com diversas instituições, sempre difundindo a filosofia do cooperativismo por meio de ações solidárias. Agora, o comitê inicia uma nova fase, com o propósito de expandir sua atuação, inovar e transformar as cidades, unindo mulheres que acreditam e vivem o cooperativismo.
"Queremos inovar, contagiar e crescer. Há muito o que fazer." – afirma Eliana.
As mulheres cooperativistas também contam com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Pernambuco (Sescoop/PE) como um importante aliado. O Sescoop/PE tem investido fortemente na capacitação de mulheres e jovens, preparando-os para atuarem de forma inovadora e eficaz no cooperativismo local. Um exemplo desse compromisso foi a realização do Curso Básico de Cooperativismo, em São José do Egito, capacitando mulheres da zona rural e jovens estudantes.
Essas ações refletem o potencial transformador da união entre inovação, cooperativismo e a força feminina. Ao investir na capacitação e no protagonismo das mulheres, o cooperativismo pernambucano não apenas promove a equidade de gênero, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e social de suas comunidades.
📢Na manhã desta quarta-feira (26/03), o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, reuniu-se, de forma virtual, com o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, para tratar de parcerias no âmbito do Ano Internacional das Cooperativas.
👉Berço do cooperativismo do Nordeste, Camaragibe foi o município pioneiro do movimento na região, com a constituição, em 1895, da Cooperativa de Consumo da Companhia Industrial Pernambucana. A iniciativa foi implementada por meio do trabalho realizado pelo patrono do cooperativismo do estado, Carlos Alberto de Menezes.
✍️De forma a difundir essa história, uma das parcerias prevê ações de divulgação de Carlos Alberto de Menezes por meio de projeto a ser realizado junto à Fundação Municipal de Cultura. O resgate da sua história terá como base o livro Cooperativismo (1895-2024): uma História sobre o Segmento em Pernambuco, lançado no ano passado pelo Sistema OCB/PE.
📄Outra pauta discutida foi a implementação de uma lei municipal que estabeleça a política de apoio e incentivo ao desenvolvimento do cooperativismo em Camaragibe.
A história das mulheres é marcada por resistência, coragem e união. Em Pernambuco, recordamos com orgulho a bravura das Heroínas de Tejucupapo. Em 1646, sem treinamento militar ou armas sofisticadas, elas defenderam sua terra contra invasores holandeses com força, estratégia e cooperação. Usaram o que tinham – panelas de água fervente e determinação inabalável – e se tornaram símbolos eternos de resistência e liderança feminina.
Séculos depois, em 8 de março de 1917, a luta feminina ganhava um novo capítulo. Operárias russas tomaram as ruas para exigir melhores condições de trabalho e igualdade. Esse ato de coragem deu origem ao Dia Internacional da Mulher, um marco na busca por espaço, respeito e direitos.
E hoje? A força das mulheres continua transformando o mundo e, no cooperativismo, essa realidade se torna ainda mais evidente. Mais de um século depois, a luta segue firme – elas constroem, lideram, empreendem e transformam comunidades inteiras por meio da colaboração e inovação.
Para Gleydilene Nunes, Coordenadora Geral do Comitê de Mulheres da Sicredi Expansão: "O cooperativismo nos inspira a lutar, sempre juntas, para nos fortalecermos, e assim nos sentimos mais fortes!"
O cooperativismo é mais do que um modelo econômico. É uma ferramenta de transformação social, um espaço onde as mulheres seguem fazendo história!
Como bem diz o cooperativismo, "juntos somos mais fortes" – e isso inclui garantir que as mulheres tenham voz, vez e oportunidades para crescer.
Desde suas origens, há quase dois séculos, o cooperativismo tem sido um espaço de oportunidades para as mulheres. Por meio do trabalho colaborativo e de um modelo econômico mais justo, elas encontraram um caminho para transformar suas vidas e comunidades. Hoje, esse movimento reúne milhões de cooperadas ao redor do mundo, promovendo a igualdade de gênero e impulsionando a liderança feminina.
No Brasil, a participação feminina no cooperativismo cresce continuamente, refletindo-se na ocupação de cargos estratégicos. Em Pernambuco, essa realidade não é diferente. Mulheres vêm conquistando posições de liderança e desempenhando um papel essencial no fortalecimento do setor. No entanto, os desafios ainda são grandes.
Segundo Juscileide Vieira, Gerente Geral da Coopexvale:
"A cultura organizacional historicamente dominada por homens, o acúmulo de múltiplas responsabilidades e a falta de confiança ainda são barreiras para muitas mulheres assumirem cargos de liderança."
Superar esses obstáculos exige capacitação, incentivo à participação feminina, mudança cultural dentro das cooperativas e políticas que promovam a equidade de gênero. O Elas pelo Coop tem sido um pilar fundamental nesse processo, criando espaços para o diálogo, representatividade e desenvolvimento de novas lideranças femininas no setor.
O Sistema OCB tem investido na formação e no fortalecimento da liderança feminina, ampliando as oportunidades para que mais mulheres assumam papéis de protagonismo dentro das cooperativas. Uma das iniciativas de destaque é a Jornada de Formação Liderança Feminina, disponível gratuitamente na plataforma CapacitaCoop. Essa formação foca em uma trilha de conhecimento, liderança feminina, cooperativismo e desenvolvimento.
Juntos, seguimos construindo um futuro mais justo e igualitário!
Nos dias 18 e 19 de março, o Sescoop/PE participou do evento Dia de Campo do Senar, realizado nos municípios de Petrolândia e Mirandiba, com o objetivo de atender a demandas dos grupos pré-cooperativos locais. Na oportunidade, o gerente de Desenvolvimento, Adriano Fassini, falou sobre a importância da organização cooperativa para reduzir custos e ampliar as possibilidades de comercialização.
Trabalhando com produção de coco, em Petrolina, e com goiaba, em Mirandiba, os grupos foram orientados sobre os próximos passos para a constituição de cooperativas em seus municípios, focando um desenvolvimento sustentável para as comunidades envolvidas. Ao final, foram agendadas novas visitas para realização de oficinas de planejamento participativo, que servirão de base para a definição dos próximos passos do negócio.
Aconteceu, ontem (20/03), de forma virtual, o lançamento do Programa de Comunicação Cooperativista (CoopCom), Nível Intermediário, que contou com a participação de representantes de cooperativas de vários ramos. A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, que falou sobre a importância das soluções de comunicação para o cooperativismo e destacou a edição anterior do programa que resultou na implementação de 15 projetos. a programação do evento contou com uma palestra sobre a evolução da Inteligência Artificial e seus impactos no marketing digital, ministrada pelo mentor em Inovação, João Lucas Amorin. Na apresentação, o instrutor falou do impacto tecnológico e das diferentes formas de reação considerando as várias gerações que interagem atualmente na sociedade.
Após a palestra, o público acompanhou a apresentação dos projetos de Comunicação da edição anterior implementados pelas cooperativas Coopagreste, Unimed Caruaru, Coopestar, Sicoob Pernambuco, Coopanest-PE, Coopexvale e Coopertrans-PV. Na oportunidade, o conselheiro do Sescoop/PE e presidente da Unimed Caruaru, Pedro Melo, destacou os impactos positivos do investimento em projetos como os desenvolvidos no âmbito do CoopCom. A segunda edição do programa inicia com aulas virtuais já na próxima segunda-feira (24/03) e contará, ainda, com três encontros presenciais a serem realizados no Recife e em Petrolina. Com carga horária total de 92 horas, o programa contará, ainda, com apoio de 12 horas de práticas assistidas para cada uma das cooperativas participantes .
📢Aproveite o último desconto que será concedido na Contribuição Cooperativista 2025. Efetuando o pagamento do valor até o dia 31/03, você tem direito a 6% de redução no valor total. Essa é uma grande oportunidade para garantir a regularidade da sua coop! Mas não esqueça: o desconto é válido apenas até 31 de março.
👉🏼Para mais informações, entre em contato pelo telefone:
(81) 9 9675-3000.
Aconteceu ontem (18/03), no auditório do hospital da Unimed Caruaru, a cerimônia de conclusão de mais uma ação na área de Excelência Operacional ofertada pelo Sescoop/PE. Ao todo, 25 alunos participantes da cooperativa concluíram o curso Green Belt – Metodologia Lean Six Sigma (turma 2024-2025), que teve uma carga horária de 176 horas. A capacitação contemplou várias áreas e diferentes perfis de profissionais, como enfermeiros e colaboradores dos setores de tecnologia e assistência de contas, resultando na entrega de cinco projetos.
“Nossa ideia é direcionar essa mão de obra especializada para outros projetos da Unimed Caruaru, incluindo a área estratégica. Esse foi um resultado muito bom, e um destaque que observamos foi o cruzamento de dados e métodos entre as áreas. A despeito da especificidade de cada setor, é possível identificar as melhorias e isso é muito positivo,” afirmou o Consultor Corporativo de Projetos e Gestão da Qualidade, Filipe Albuquerque.
“É muito prazeroso para um gestor ver as ferramentas ofertadas aos colaboradores serem utilizadas e inseridas na prática e nas dores da empresa. Com o encerramento da experiência, foram apresentados cinco projetos, dos quais quatro serão para o hospital e um para operadora. Todos serão implementados na Unimed Caruaru e esperamos alcançar um resultado bastante significativo tendo em vista a metodologia aplicada,” afirmou o presidente da cooperativa, Pedro Melo.
A primeira formação ofertada para a cooperativa no âmbito da Excelência Operacional, com certificação Green Belt, foi uma pós-graduação realizada em 2021. A partir daí, foi realizada a formação Black Belt, seguida da capacitação concluída ontem. A metodologia referida também foi ofertada para alunos da Unimed Recife e Unimed Vale do São Francisco.
O Sescoop/PE realizou atendimento a grupos pré-cooperativos nos dias 16 e 17 de março, nos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó. Nas duas ocasiões, o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Adriano Fassini, promoveu orientações para o processo de constituição de cooperativas e discutiu com os presentes as oportunidades e os desafios que integram o dia a dia de uma organização dessa natureza.
No dia 16/03, o grupo atendido em Santa Maria da Boa Vista, que produz frutas, principalmente, acerola, recebeu o Curso Básico de Cooperativismo e, como resultado, foi agendada nova visita para 13 de abril, quando será realizada uma oficina de Plano de Negócios Participativo. Na mesma data, acontecerá a constituição da cooperativa, que atenderá a várias comunidades do município, fazendo a comercialização da produção.
Já ontem (17/03), o gerente do Sescoop/PE atendeu a um grupo da Ilha de Assunção, em Cabrobó, que produz, em média, 20 toneladas de tilápia por mês em tanques instalados nos braços do Rio do São Francisco que margeiam a ilha. Esse atendimento deu continuidade a um trabalho anterior já realizado para o grupo no âmbito da discussão acerca da gestão cooperativa. No dia 14 de abril, está agendado novo retorno, desta vez, com a participação da Copacoa. A ideia é estruturar uma parceria para busca de mercado, o que será potencializado a partir de reunião do grupo com a Conab, no Recife, visita que também está sendo articulada pelo Sescoop/PE.
O Sescoop/PE promoveu orientações para um grupo de produtores de manga, que se reuniram neste sábado (15/03), em Petrolina/PE para criação da Cooper Manga, a primeira cooperativa de manga da região, que responde por 87% das exportações nacionais da fruta. Com um número inicial de 50 cooperados, que produzem em uma área de 1.500 hectares, distribuídos nos municípios de Petrolina, Juazeiro e Casa Nova, na Bahia, a Cooper Manga já nasce forte e com boas perspectivas.
Segundo o produtor e um dos componentes do grupo de criação da cooperativa, Rodrigo Fernandes, a futura organização já tem estatuto e vai eleger a primeira diretoria até o final de abril. “Vamos agregar valor à produção, fortalecer a comercialização e o desenvolvimento sustentável, ampliando as oportunidades para a cadeia produtiva”, ressaltou.
Na abertura da reunião, no auditório do Sebrae, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, falou sobre a importância da atitude empreendedora e reafirmou o apoio à criação da nova cooperativa. “A cooperativa é importante para a cadeia produtiva da manga e para o desenvolvimento da região. Os associados da Cooper Manga servirão de exemplo para muitas associações que virão”, frisou. Além do Sindicato, o Sebrae também esteve presente no evento de apoio à cooperativa, por meio de sua representante, a analista Laianne Macedo.
Na oportunidade, o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PE, Adriano Fassini, falou sobre a importância do papel de uma cooperativa, da necessidade de criação de um plano de negócio participativo e da viabilidade e sustentabilidade econômica, social e técnica da nova organização. O Sescoop/PE também foi responsável pela criação da logomarca da nova coop, que já está sendo divulgada na região.
Para acessar as disciplina do Programa de Comunicação, clique no link:
Acesse o Termo Aditivo da Convenção coletiva abaixo:
TERMO_ADITIVO_A_CONVENÇÃO_COLETIVA_DE_TRABALHO_20252025_Homologada_2.pdf
Nesta terça-feira (25/02), o Sistema OCB/PE realizou uma visita à cooperativa Cooates, de Barreiros, para conhecer os projetos implementados pela coop. Na oportunidade, o presidente Malaquias Ancelmo de Oliveira e a assessora de Comunicação, Vanessa Souza, foram recepcionados pelos cooperados, que apresentaram as principais conquistas da coop ao longo dos seus 25 anos de atuação. O presidente da Cooates, José Claúdio da Silva, e o conselheiro, Otávio Tenório, explicaram os potenciais e as expectativas para o futuro do empreendimento.
Uma das principais atuações da coop é por meio da usina de beneficiamento de mel, que chega a produzir 200 kg do produto por dia. No local, ele passa pelo processo de centrifugação e decantação para, em seguida, ser envasado de acordo com as floradas de origem, que hoje se dividem em três procedências: mata atlântica, manguezal e caatinga. Após a visita ao local, a comitiva se dirigiu à estrutura que abrigará, ainda este ano, a unidade de biocosméticos, que deverá levar ao mercado shampoos, condicionadores, entre outros produtos de higiene pessoal. Ao final, os visitantes puderam conhecer, ainda, os tanques de tilápia, mais recente projeto da cooperativa, que deverá entregar, no mês de abril, um total de 8 toneladas de peixe in natura para comercialização.