Image
Boas práticas ESG no cooperativismo
Image
Boas práticas ESG no cooperativismo

A responsabilidade ambiental do cooperativismo

O modelo de negócio cooperativista se destaca pela atuação sustentável que busca minimizar os impactos ambientais da atividade produtiva, recuperar áreas degradadas e contribuir para realizar a transição energética. Esse é o escopo da dimensão “E” do ESG, a sigla de origem (a sigla não tem origem inglesa. Ela foi cunhada originalmente na língua inglesa, apenas isso. Pode ser considerada, de certa forma, supranacional, uma vez que foi criada no âmbito da ONU)(Environment, Social, Governance) que significa Meio Ambiente, Social e Governança.

Conheça as soluções
do ESGCoop para as Cooperativas

O Sistema OCB trabalha todos os dias pelo avanço da competitividade das cooperativas, assim como pela manutenção dos valores e princípios cooperativistas. Ao estimular práticas ESG em nossas coops, atingimos os dois objetivos de uma vez. Para atender aos critérios da dimensão ambiental e às exigências do mercado globalizado, as cooperativas contam com o apoio do ESGCoop para conduzir suas operações com responsabilidade ambiental, por meio de três soluções:

REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL

Orientar cooperativas e cooperados no processo de obtenção da regularidade ambiental das propriedades rurais.

NEUTRALIDADE DE CARBONO

Inventariar e monitorar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) visando conhecer a pegada de carbono das atividades e adotar soluções para neutralizá-la.

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Fomentar a Geração de Energia Renovável nas cooperativas de todos os ramos, visando agilizar a transição energética, além de potencializar as cooperativas de Geração Distribuída de energia.

shutterstock_20423932491.webp

Cooperação ambiental

Você está interessado em conhecer as iniciativas do cooperativismo em prol do meio ambiente? Confira a sessão que reúne informações e ações relacionadas ao compromisso das cooperativas com a sustentabilidade ambiental. A sessão oferece detalhes sobre a participação dessas cooperativas na COP27 e suas contribuições para abordar os desafios ambientais mais urgentes. É uma fonte valiosa de informações para aqueles que desejam se informar sobre como o cooperativismo está desempenhando um papel importante na construção de um futuro mais sustentável. Clique no botão abaixo para explorar e conhecer as iniciativas inspiradoras que estão moldando o nosso mundo em direção a um futuro mais verde e equitativo.

Ficou interessado?

Ficou interessado?

Conteúdos Relacionados [Histórioas do Coop]

Sescoop/PE entrevista taxista mais antigo em atividade no estado de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (06/08), a Metrotáxi recebeu, em sua sede, no Recife, a equipe do Sescoop/PE para uma entrevista especial com o cooperado Oites Paulino da Silva. Aos 93 anos de idade, o taxista é o mais antigo em atividade no segmento em Pernambuco e compartilhou um pouco de sua história na cooperativa.

A entrevista foi conduzida pelo professor Emanuel Sampaio, responsável pela elaboração do livro sobre a história do cooperativismo no estado, e acompanhada pela assessora de Comunicação, Vanessa Souza, e pelo presidente da coop, Sérgio Alves de Melo.

”A cooperativa viabiliza muitos benefícios para nós que somos cooperados. Depois que eu ingressei na cooperativa, passei a trabalhar com um suporte maior, porque a gente conta com essa organização. É uma relação em que quanto mais participamos, mais contribuímos para o crescimento da cooperativa e de todos,” afirmou Paulino, que atua como taxista no Recife desde 1958 e acompanhou muitas mudanças ao longo das décadas.

”Para todos nós, é muito gratificante ter um sócio como ele, um exemplo de pessoa e de profissionalismo, que nos ajuda e incentiva muito a continuar prosperando com a cooperativa. Ele sempre aconselha, tanto os mais velhos quanto os mais novos. É uma grande honra tê-lo aqui,” afirmou o presidente Sérgio Melo.

O livro sobre a história do cooperativismo de Pernambuco contará com depoimentos de representantes de diversos Ramos e possui previsão de lançamento ainda para este ano.