Image

Unidos somos mais fortes e
vamos mais longe!

Image
Unidos somos mais fortes e vamos mais longe

O Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado de Pernambuco (OCB/PE) atua na representação política do cooperativismo, além de zelar pela constituição e funcionamento das cooperativas dentro das normas legais, realizando o registro e promovendo assistência jurídica e contábil. Foi criada em 11 de setembro de 1971. A última atualização de seu estatuto data de 27 de novembro de 2008.

Nossa Missão

"Promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas pernambucanas, por meio da representação político-institucional"

Nossa Missão

"Representar, defender, articular e promover o cooperativismo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Pernambuco.”

Mapa
Estratégico!

O que queremos construir nos próximos 5 anos? O cooperativismo brasileiro tem um Mapa Estratégico que organiza nossos sonhos para o futuro e os caminhos para torna-los realidade. Saiba mais sobre esse trabalho construído a várias mãos e faça parte desse movimento.

Diretriz de Atuação do
Sescoop

Conheça as propostas que elaboramos em conjunto para colocar o cooperativismo em pauta e destacá-lo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico para o nosso país.

Atuação

Mapa
Estratégico

Como o cooperativismo quer ser no futuro? Para chegar lá, primeiro é preciso organizar nossos sonhos e traçar os caminhos para torná-los realidade. Conheça o Mapa Estratégico da Oceb e saiba mais sobre esse trabalho construído a várias mãos.

Valores da OCB/PE perante a Sociedade

- Contribuir para ampliar o entendimento do que seja uma cooperativa e sua doutrina;

- Ampliar a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento do Estado e de seus municípios;

- Aumentar a contribuição das cooperativas para a geração de trabalho e distribuição de renda.

Atuação

A OCB/PE foi criada para ser a voz das cooperativas baianas e o nosso propósito é promover a qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia. Atuamos para mostrar todos os benefícios que o cooperativismo é capaz de trazer para as pessoas e para o país. 

Entenda como a Oceb cria redes de relacionamento para deixar o cooperativismo baiano cada vez mais forte.

Você investe, a gente traz os resultados!

O Sistema OCB só existe por sua causa! Cada cooperado brasileiro contribui para o sucesso da instituição e é corresponsável por cada uma das nossas conquistas. Se você quer entender melhor o seu papel nessa história, saiba como funcionam a contribuição cooperativista.

Contribuição Cooperativista (OCB)

Benefícios:
A entidade tem por missão promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras, por meio da representação político-institucional, dentro e fora do país.

Como funciona?
A Contribuição Cooperativista, instituída no artigo 108 da Lei 5.764/71, é recolhida uma vez ao ano, após o encerramento do exercício social da cooperativa, em favor da Organização das Cooperativas Brasileiras. 

Para onde vai esse dinheiro?
A arrecadação é dividida entre a Unidade Nacional e as Organizações Estaduais da OCB, no caso, a Oceb aqui na Bahia, da seguinte maneira: 50% para a Unidade Nacional e 50% para a Organização Estadual.

Contribuição social:
Trata-se de uma contribuição destinada à manutenção da OCB/PE, conforme artigo 8º, item dois do Estatuto Social, aprovado em 30/11/2017. Os valores foram aprovados na Assembleia Geral Ordinária de 10 de julho de 2020.

Quem é quem

Titular

Malaquias Ancelmo de Oliveira

Adalberto Gomes Teixeira

Jurandi Araújo da Silva

José Cláudio da Silva

Anayra Silvana da Cunha Maltez

Suplente

Jailson Lira de Paiva

Nadjanécia dos Santos Guerra

Carlos Antônio César de Albuquerque Filho

Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho

Titular

José Alencar Filho

Marco Antônio de Oliveira Gomes

Edson Alex da Silva Santos

Suplente

José Paiva de Souza

Josildo José da Silva

Silvana Flávia Silva de Araújo

Titular

Agropecuário:
Nadjanécia dos Santos Guerra
Jailson Lira de Paiva

Crédito:
Milton Correia da Silva
Adalberto Gomes Teixeira

Consumo:
Jair José Galisa de Lucena
Jairo Ferreira da Silva

Educacional:
Luís Augusto Moura de Amorim
José Paiva de Souza

Infraestrutura:
Jurandi Araújo da Silva
Roberto Carlos Silva de Andrade

Saúde:
Luiz Gonzaga de Oliveira Filho
Giovanni Oliveira Rattacaso Filho

Trabalho:
José Cláudio da Silva
José Augusto Duarte Cabral

Transporte:
Arnaldo Vieira da Silva
Josildo José da Silva

Titulares

Roberto Carlos Silva de Andrade

Helton Aquilles Cabral Borges

Marcia Cristina Borges Martins Cavalcanti


Sede OCB/PE

Alt Text

pin location  Endereço:
Rua Manoel Joaquim de Almeida, 165, Iputinga, Recife-PE
CEP: 50670-370

pin location   E-mail:
sescoop@sescooppe.coop.br

pin location   Telefones:
Telefone: (81) 3032-8300
Fax: 3271-4142

pin location    Atendimento Presencial:
De segunda a sexta-feira
De 8h às 12h
De 13h às 17h

Tem alguma dúvida?

Conteúdos Relacionados [Histórioas do Coop]

Sescoop/PE entrevista taxista mais antigo em atividade no estado de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (06/08), a Metrotáxi recebeu, em sua sede, no Recife, a equipe do Sescoop/PE para uma entrevista especial com o cooperado Oites Paulino da Silva. Aos 93 anos de idade, o taxista é o mais antigo em atividade no segmento em Pernambuco e compartilhou um pouco de sua história na cooperativa.

A entrevista foi conduzida pelo professor Emanuel Sampaio, responsável pela elaboração do livro sobre a história do cooperativismo no estado, e acompanhada pela assessora de Comunicação, Vanessa Souza, e pelo presidente da coop, Sérgio Alves de Melo.

”A cooperativa viabiliza muitos benefícios para nós que somos cooperados. Depois que eu ingressei na cooperativa, passei a trabalhar com um suporte maior, porque a gente conta com essa organização. É uma relação em que quanto mais participamos, mais contribuímos para o crescimento da cooperativa e de todos,” afirmou Paulino, que atua como taxista no Recife desde 1958 e acompanhou muitas mudanças ao longo das décadas.

”Para todos nós, é muito gratificante ter um sócio como ele, um exemplo de pessoa e de profissionalismo, que nos ajuda e incentiva muito a continuar prosperando com a cooperativa. Ele sempre aconselha, tanto os mais velhos quanto os mais novos. É uma grande honra tê-lo aqui,” afirmou o presidente Sérgio Melo.

O livro sobre a história do cooperativismo de Pernambuco contará com depoimentos de representantes de diversos Ramos e possui previsão de lançamento ainda para este ano.