Image

Crescer com propósito

Image

Crescer com propósito

CooperJovem

Desde 2000, o Programa Cooperjovem leva práticas pedagógicas inovadoras e atividades educativas baseadas nos princípios e valores do cooperativismo para escolas de todo o Brasil, sejam públicas, privadas ou cooperativas educacionais.
 
Desenvolvido pelo Sistema OCB - SESCOOP, o objetivo do programa é fortalecer e valorizar a cultura da cooperação, ajudando nossos jovens a aprender nossos valores desde cedo. Além disso, o programa é alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e tem por objetivo promover a educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental nas escolas: um terreno fértil para plantarmos a semente da transformação que queremos ver no mundo.

Principais benefícios e diferenciais

Image
É por meio do Programa Cooperjovem que as cooperativas colocam em prática dois princípios do cooperativismo: o 5º (educação, formação e informação) e o 7º (interesse pela comunidade). Esses princípios vão além do comprometimento com a formação dos cooperados, eles também tem a ver com a disseminação de conhecimentos sobre o cooperativismo. O Cooperjovem também ajuda crianças e jovens a apoiarem mudanças locais e serem agentes de desenvolvimento sustentável em suas comunidades.

O Programa reúne os saberes e as melhores práticas da educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental. O Cooperjovem está alinhado com o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, no critério Sociedade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, além de contribuir com a pauta ESG. São agendas importantes em nível nacional e internacinal, que reforçam o comprometimento para contribuir com uma sociedade mais justa. Implantar o Cooperjovem nos municípios da área de atuação é uma oportunidade para a cooperativa participar das comunidades onde está inserida, enquanto contribui para a formação de cidadãos conhecedores do seu modelo de negócio, o cooperativismo.

A transformação na prática

Você sabia que a importância do Programa Cooperjovem foi cientificamente comprovada? Em uma pesquisa realizada em 2019, que envolveu professores, pais e alunos, foram notados impactos positivos como o aumento do nível de conhecimentos, habilidades e atitudes cooperativas de diversos indicadores incluídos na Escala de Transformação do Programa. Isso significa que os alunos que passam pelo Cooperjovem desenvolvem competências colaborativas de forma mais significativa do que aqueles que não participam. 

Como funciona?

Na prática, os quatro eixos temáticos (educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental) são trabalhados de forma interdisciplinar por meio da aplicação de uma metodologia ativa (centrada no aluno) e lúdica, que combina duas abordagens: aprendizagem baseada em projetos e em gamificação. A implantação do programa requer a sensibilização e o engajamento de diversos atores: Organização Estadual, cooperativas, secretaria de educação, escola/cooperativa educacional, professores e parceiros.

Como fazer parte?

A cooperativa deve procurar o Sescoop do seu estado e manifestar interesse em conhecer e aderir ao programa, indicando a sua capacidade de atendimento e o coordenador responsável pela implantação do programa na escola. Esse coordenador irá participar de uma formação para conhecer o passo a passo para a implantação do programa na escola.

Vale lembrar que o público-alvo das ações do Cooperjovem são as escolas públicas do estado, escolas privadas e/ou cooperativas educacionais, e sua aplicação está voltada aos alunos do ensino fundamental I e II, e outras instituições que tenham interesse em aplicar a metodologia.

Acompanhe abaixo o passo a passo para que sua cooperativa também faça parte desta iniciativa:

Image
Manifestar interesse à Organização Estadual em aderir ao Programa.
Image

Disponibilizar 01 responsável na cooperativa para participar da capacitação dos professores, do planejamento e acompanhamento das ações nas escolas.

Image
Assumir a responsabilidade pela sensibilização da Secretaria de Educação, escolas, e outros interessados para a implantação do Programa​.
Image
Apoiar as ações realizadas pelos alunos e professores.

Conteúdos Relacionados [Histórioas do Coop]

Sescoop/PE entrevista taxista mais antigo em atividade no estado de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (06/08), a Metrotáxi recebeu, em sua sede, no Recife, a equipe do Sescoop/PE para uma entrevista especial com o cooperado Oites Paulino da Silva. Aos 93 anos de idade, o taxista é o mais antigo em atividade no segmento em Pernambuco e compartilhou um pouco de sua história na cooperativa.

A entrevista foi conduzida pelo professor Emanuel Sampaio, responsável pela elaboração do livro sobre a história do cooperativismo no estado, e acompanhada pela assessora de Comunicação, Vanessa Souza, e pelo presidente da coop, Sérgio Alves de Melo.

”A cooperativa viabiliza muitos benefícios para nós que somos cooperados. Depois que eu ingressei na cooperativa, passei a trabalhar com um suporte maior, porque a gente conta com essa organização. É uma relação em que quanto mais participamos, mais contribuímos para o crescimento da cooperativa e de todos,” afirmou Paulino, que atua como taxista no Recife desde 1958 e acompanhou muitas mudanças ao longo das décadas.

”Para todos nós, é muito gratificante ter um sócio como ele, um exemplo de pessoa e de profissionalismo, que nos ajuda e incentiva muito a continuar prosperando com a cooperativa. Ele sempre aconselha, tanto os mais velhos quanto os mais novos. É uma grande honra tê-lo aqui,” afirmou o presidente Sérgio Melo.

O livro sobre a história do cooperativismo de Pernambuco contará com depoimentos de representantes de diversos Ramos e possui previsão de lançamento ainda para este ano.