Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes

Qual é sua dúvida?

Sabe aquele ditado “A união faz a força”? Pois é! O cooperativismo comprova isso na prática. A cooperativa é um modelo de negócios onde pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, visando o desenvolvimento econômico e social da coletividade e a distribuição de riqueza proporcional ao trabalho de cada associado. 

As cooperativas unem indivíduos que trabalham no mesmo setor, como saúde, educação e transporte, visando prosperar por meio de um modelo que vai além do aspecto econômico. Elas também se comprometem com as comunidades locais, caminhando lado a lado com a responsabilidade social. 

As leis que regulamentam o setor são: Lei Geral do Cooperativismo n. 5.764/1971, Lei Complementar n. 130/2009 (Cooperativas de crédito), Lei n. 12.690/2012 (Cooperativas de Trabalho), Lei n. 9.867/1999 (Cooperativas sociais) – e as respectivas legislações estaduais. 

Montar uma cooperativa é criar uma grande rede onde todos ganham. É transformar a relação tradicional entre emprego e salário em uma relação mais ampla de trabalho e renda, e compartilhar os resultados com aqueles que contribuíram para a sua construção. 

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava?

Quer estar por dentro de
tudo que acontece no

cooperativismo?

Quer estar por dentro de
tudo que acontece no

cooperativismo?

Conteúdos Relacionados [Histórioas do Coop]

Sescoop/PE entrevista taxista mais antigo em atividade no estado de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (06/08), a Metrotáxi recebeu, em sua sede, no Recife, a equipe do Sescoop/PE para uma entrevista especial com o cooperado Oites Paulino da Silva. Aos 93 anos de idade, o taxista é o mais antigo em atividade no segmento em Pernambuco e compartilhou um pouco de sua história na cooperativa.

A entrevista foi conduzida pelo professor Emanuel Sampaio, responsável pela elaboração do livro sobre a história do cooperativismo no estado, e acompanhada pela assessora de Comunicação, Vanessa Souza, e pelo presidente da coop, Sérgio Alves de Melo.

”A cooperativa viabiliza muitos benefícios para nós que somos cooperados. Depois que eu ingressei na cooperativa, passei a trabalhar com um suporte maior, porque a gente conta com essa organização. É uma relação em que quanto mais participamos, mais contribuímos para o crescimento da cooperativa e de todos,” afirmou Paulino, que atua como taxista no Recife desde 1958 e acompanhou muitas mudanças ao longo das décadas.

”Para todos nós, é muito gratificante ter um sócio como ele, um exemplo de pessoa e de profissionalismo, que nos ajuda e incentiva muito a continuar prosperando com a cooperativa. Ele sempre aconselha, tanto os mais velhos quanto os mais novos. É uma grande honra tê-lo aqui,” afirmou o presidente Sérgio Melo.

O livro sobre a história do cooperativismo de Pernambuco contará com depoimentos de representantes de diversos Ramos e possui previsão de lançamento ainda para este ano.