Image
Boas práticas ESG no cooperativismo
Image
Boas práticas ESG no cooperativismo

Iniciativas para a boa governança e gestão em cooperativismo

 A governança é o leme que direciona a sustentabilidade do modelo de negócio cooperativista e viabiliza a conciliação do tripé econômico, social e ambiental. A governança organiza os princípios e processos da gestão da cooperativa, visando uma atuação com ética, transparência e em conformidade com as normas legais. Esse é o escopo do “G” do ESG, a sigla de origem do inglês (ou de origem da língua inglesa) (Environment, Social, Governance) que significa Meio Ambiente, Social e Governança.

Legislação do Cooperativismo

Conheça as soluções
do ESGCoop para as Cooperativas

O Sistema OCB trabalha todos os dias pelo avanço da competitividade das cooperativas, assim como pela manutenção dos valores e princípios cooperativistas. Ao estimular práticas ESG em nossas coops, atingimos os dois objetivos de uma vez. Para atender aos critérios da dimensão governança, as cooperativas contam com o apoio de duas soluções contidas no eixo ESGCoop:

COMPLIANCE E INTEGRIDADE

Um programa de mentoria exclusivo para a conformidade das cooperativas, contemplando diagnóstico do estágio da coop, nivelamento de conhecimento e a elaboração de um Manual de Compliance da Cooperativa, tudo de acordo com as necessidades da sua coop.

CERTIFICAÇÃO DE CONSELHEIROS

Certificação de Conselheiros de Administração e Fiscais, na Base Comum dos 7 ramos do Cooperativismo, focada na qualificação e consequente aumento da competitividade da cooperativa, considerando as características diferenciadas do nosso modelo de negócios.

Ficou interessado?

Ficou interessado?

Conteúdos Relacionados [Histórioas do Coop]

Sescoop/PE entrevista taxista mais antigo em atividade no estado de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (06/08), a Metrotáxi recebeu, em sua sede, no Recife, a equipe do Sescoop/PE para uma entrevista especial com o cooperado Oites Paulino da Silva. Aos 93 anos de idade, o taxista é o mais antigo em atividade no segmento em Pernambuco e compartilhou um pouco de sua história na cooperativa.

A entrevista foi conduzida pelo professor Emanuel Sampaio, responsável pela elaboração do livro sobre a história do cooperativismo no estado, e acompanhada pela assessora de Comunicação, Vanessa Souza, e pelo presidente da coop, Sérgio Alves de Melo.

”A cooperativa viabiliza muitos benefícios para nós que somos cooperados. Depois que eu ingressei na cooperativa, passei a trabalhar com um suporte maior, porque a gente conta com essa organização. É uma relação em que quanto mais participamos, mais contribuímos para o crescimento da cooperativa e de todos,” afirmou Paulino, que atua como taxista no Recife desde 1958 e acompanhou muitas mudanças ao longo das décadas.

”Para todos nós, é muito gratificante ter um sócio como ele, um exemplo de pessoa e de profissionalismo, que nos ajuda e incentiva muito a continuar prosperando com a cooperativa. Ele sempre aconselha, tanto os mais velhos quanto os mais novos. É uma grande honra tê-lo aqui,” afirmou o presidente Sérgio Melo.

O livro sobre a história do cooperativismo de Pernambuco contará com depoimentos de representantes de diversos Ramos e possui previsão de lançamento ainda para este ano.