Image
Boas práticas ESG no cooperativismo
Image
Boas práticas ESG no cooperativismo

Certificação de Conselheiros

O cooperativismo é um jeito diferente de fazer negócios e gerir a organização. De suas características, a mais notável e fundamental é a gestão democrática pelos associados, realizada por meio dos Conselhos de Administração e Fiscal, e, Assembleias Gerais.  

Este modelo societário implica em busca constante de conhecimento e formação pelos que assumirão, após eleitos, os conselhos. Afinal, no primeiro momento, o cooperado se associa à cooperativa em busca de satisfação das suas necessidades financeiras e/ou profissionais e, posteriormente, pode tornar-se dirigente, responsável por aquela coletividade. Nessa função, deverá tomar decisões estratégicas da instituição, sendo que essas, possivelmente, não são cotidianas na sua atividade profissional.  

Será responsável pela identificação de riscos e busca constante de oportunidades que possam contribuir para os resultados da cooperativa, o que envolve decisões relacionadas à legislação, finanças, contabilidade, estratégias de negócios, marketing, comunicação, investimentos, ESG, compliance, integridade e inúmeros outros temas, incluindo processos táticos e operacionais. A contemporaneidade exige, ainda, conhecimento holístico sobre tecnologia, digitalização, comportamento do consumidor, e outros relacionados à constante necessidade de inovação no mundo corporativo.  

As cooperativas que possuem conselheiros capacitados e atualizados estarão em melhores condições de competir no mercado e contribuir para o crescimento da instituição e, sobretudo, da qualidade de vida dos cooperados e comunidades em que atuam. 

A certificação desses agentes de governança é fundamental para a manutenção do modelo societário cooperativo e a durabilidade do movimento no país.

O que é o Programa Certificação de Conselheiros?

O Programa certifica profissionais que exercem ou desejam exercer um cargo de conselheiro nos conselhos de administração ou fiscal de cooperativas, por meio de um exame que avalia os conhecimentos técnicos fundamentais para as funções. De caráter não obrigatório, a Certificação de Conselheiros é altamente recomendada como forma de assegurar a profissionalização e o aperfeiçoamento dos dirigentes da cooperativa, bem como contribuir para a competitividade e a durabilidade da cooperativa.

Os candidatos bem-sucedidos recebem um certificado, na modalidade Conselheiro de Administração ou Conselheiro Fiscal, emitido pelo Sistema OCB, em parceria com o parceiro certificador FGV. Passam também a integrar o banco de conselheiros certificados do cooperativismo. A iniciativa, além de trazer segurança à cooperativa com relação à qualidade técnica de seus conselheiros, também estimula a educação profissional continuada dos cooperados.  

Imagem de Freepik

Principais benefícios

O processo de certificação de conselheiros de administração e fiscal gera benefícios diretos e indiretos à cooperativa, como:
Image
Certifica profissionais aptos a atuar em conselhos
Image

Torna as cooperativas mais competitivas 

Image
Estimula a educação profissional continuada

Como fazer parte?

Fique de olho nos editais de provas emitidos. Eles trarão todos os detalhes da próxima edição do Programa.

Conteúdos Relacionados [Histórioas do Coop]

Sescoop/PE entrevista taxista mais antigo em atividade no estado de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (06/08), a Metrotáxi recebeu, em sua sede, no Recife, a equipe do Sescoop/PE para uma entrevista especial com o cooperado Oites Paulino da Silva. Aos 93 anos de idade, o taxista é o mais antigo em atividade no segmento em Pernambuco e compartilhou um pouco de sua história na cooperativa.

A entrevista foi conduzida pelo professor Emanuel Sampaio, responsável pela elaboração do livro sobre a história do cooperativismo no estado, e acompanhada pela assessora de Comunicação, Vanessa Souza, e pelo presidente da coop, Sérgio Alves de Melo.

”A cooperativa viabiliza muitos benefícios para nós que somos cooperados. Depois que eu ingressei na cooperativa, passei a trabalhar com um suporte maior, porque a gente conta com essa organização. É uma relação em que quanto mais participamos, mais contribuímos para o crescimento da cooperativa e de todos,” afirmou Paulino, que atua como taxista no Recife desde 1958 e acompanhou muitas mudanças ao longo das décadas.

”Para todos nós, é muito gratificante ter um sócio como ele, um exemplo de pessoa e de profissionalismo, que nos ajuda e incentiva muito a continuar prosperando com a cooperativa. Ele sempre aconselha, tanto os mais velhos quanto os mais novos. É uma grande honra tê-lo aqui,” afirmou o presidente Sérgio Melo.

O livro sobre a história do cooperativismo de Pernambuco contará com depoimentos de representantes de diversos Ramos e possui previsão de lançamento ainda para este ano.