- Artigo Secundário 3

Na manhã desta quarta-feira (29/10), o Sistema OCB/PE acompanhou o evento realizado pela Coaf, na sede da Associação dos Fornecedores de Cana, no Recife, que focou a reforma tributária do consumo com destaque para os impactos nas cooperativas agropecuárias. A abertura foi realizada pelo presidente da cooperativa, Alexandre Andrade Lima, e contou com palestra do contador e especialista em Auditoria e Perícia Contábil Gilmar Wisnievski. Participaram do evento o gerente e o analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PE, respectivamente, Adriano Fassini e Felipe Mota.
“É importante destacar a iniciativa da cooperativa em promover eventos que buscam discutir temas muito importantes para o ramo agropecuário. Foi possível acompanhar, durante a programação, o debate sobre a reforma tributária, em especial às coops que possuem lojas de insumos, contemplando operações de compras de itens para os cooperados,” afirmou o gerente.
- Artigo Secundário 2

Na tarde desta terça-feira (28/10), os cooperados da Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores e Pescadores do Vale do Capibaribe (Coopevale), receberam, em sua sede, no município de Lagoa do Carro, a visita de representantes do Sistema OCB/PE. A comitiva, liderada pelo presidente Malaquias Ancelmo de Oliveira, contou com a participação da superintendente, Cleonice Pedrosa, e da analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PE, Anna Jordão.
Recepcionados pelo presidente da cooperativa, Severino Correia dos Santos, o grupo conversou com os cooperados sobre a participação e a organização de um empreendimento cooperativo. “Apresentamos a importância do registro para a regularidade da coop e as vantagens da filiação ao Sistema OCB. Também acordamos apoio específico para a organização documental, que será feito por meio do nosso suporte jurídico," afirmou a superintendente.
A cooperativa conta com 52 cooperados e atua com agricultura familiar no cultivo de macaxeira, inhame, limão, laranja, entre outros.
- Artigo Secundário 1

João Pessoa recebeu, nesta terça-feira (28), o Summit Mulher Nordeste, um encontro marcado por trocas, inspiração e fortalecimento do protagonismo feminino no cooperativismo. O evento reuniu coordenadoras e membras dos Comitês de Mulheres da região, além das equipes de desenvolvimento do cooperativismo, em uma programação voltada ao empreendedorismo feminino e ao desenvolvimento local.
Promovido pela Sicredi Central Nordeste, o Summit integrou as ações do Comitê Mulher do Sicredi, que tem como propósito formar, incluir e apoiar mulheres líderes e empreendedoras em toda a região. A iniciativa contou com o apoio do Sescoop/PE, que viabilizou a participação das membras do Comitê de Mulheres do Sicredi Recife, reforçando o compromisso com o movimento Elas pelo Coop.
Mais do que um evento, o Summit Mulher Nordeste foi um espaço para fortalecer conexões, alinhar estratégias e reafirmar o papel das mulheres na construção de um cooperativismo mais justo, participativo e transformador.
- Nenhum
Na próxima semana, entre os dias 3 e 5 de novembro, o Sistema OCB/PE realizará o Fórum de Alinhamento de Ramos, um espaço estratégico de diálogo e construção conjunta com as cooperativas registradas no estado.
Ao longo de três dias, representantes dos ramos Agropecuário, Crédito, Trabalho, Produção de Bens e Serviços (TPBS), Saúde, Infraestrutura e Transporte participarão de encontros virtuais voltados à atualização, alinhamento e fortalecimento das ações que impulsionam o cooperativismo em Pernambuco.
O momento será conduzido por Adriano Fassini, gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema OCB/PE, e terá como objetivo apresentar a atuação do Sistema OCB na representação e defesa dos ramos, além de discutir o panorama atual de cada segmento e seus principais desafios e oportunidades.
A programação inclui temas relevantes como o Programa de Certificação de Conselheiros, o Programa de Educação Política e Representação Institucional do Sistema OCB/PE, e uma análise sobre indicadores, projetos e ações voltados ao fortalecimento dos ramos, com destaque para os impactos da reforma tributária no cooperativismo.
Cada fórum terá duração de duas horas e será um espaço para troca de experiências, construção de conhecimento e alinhamento estratégico das cooperativas pernambucanas.
O Sistema OCB/PE reafirma, com esta iniciativa, seu compromisso em atuar de forma próxima e representativa, promovendo o desenvolvimento sustentável dos ramos e fortalecendo o movimento cooperativista em todo o estado.
Para participar, inscreva-se pelo link: https://forms.office.com/r/KzQfA0r71Z
- Artigo Inferior 1

Hoje, o Sistema OCB/PE realizou mais um treinamento com a Secretaria de Finanças do Recife sobre a emissão de nota fiscal eletrônica pelas cooperativas que atuam na capital.
O encontro reuniu dirigentes e contadores de cooperativas que estão se preparando para essa nova etapa. A previsão é que até o dia 3 de novembro todas estejam autorizadas pela Prefeitura do Recife a emitir suas notas fiscais.
Durante todo o processo, o Sistema OCB/PE seguirá oferecendo apoio técnico e orientação, com o acompanhamento do analista de desenvolvimento de cooperativas Felipe Mota.
Essa conquista é resultado da atuação conjunta do cooperativismo pernambucano, com o Sistema OCB/PE e o vereador Tadeu Calheiros articulando junto à Secretaria de Finanças do município para viabilizar esse avanço.
- Artigo Secundário 1

Na tarde desta quinta-feira (23/10), o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, natural de Jacobina/BA, recebeu da Câmara de Vereadores do Recife o Título de Cidadão Recifense, honraria concedida pelos seus mais de 50 anos de atuação em prol do cooperativismo na capital pernambucana. A solenidade contou com a participação de representantes de cooperativas da RMR, da Zona da Mata e do Agreste, além do sistema cooperativista paraibano e de instituições parceiras.
A abertura contou com a presença do presidente da sessão, o vereador Zé Neto, com o propositor da homenagem, vereador Tadeu Calheiros, com o coordenador da Frencoop/PE, o deputado estadual Waldemar Borges, com a presidente da Unimed Recife, Maria de Lourdes C. de Araújo, com o presidente da Fecoerpe, Jurandi Araújo, e com o presidente da Fecoop/NE, André Pacelli.
Na oportunidade, o vereador Tadeu Calheiros justificou o reconhecimento. O cooperativismo se fundamenta em somar forças para crescermos juntos, e Malaquias é reconhecido por todos os que fazem o segmento em Pernambuco, pela sua capacidade de articulação e liderança. Que este título sirva de inspiração para outras pessoas continuarem no cooperativismo entendendo que cooperar é o caminho mais humano para transformar o mundo," finalizou o parlamentar.
"Quero registrar aqui o meu profundo agradecimento ao vereador Tadeu Calheiros não apenas pela proposição deste honroso título, mas pela parceria ao longo desses últimos anos no âmbito do cooperativismo recifense. Uma parceria que se fortalece no dia a dia, nos bastidores, quando discutimos questões que são fundamentais para o nosso segmento e que sem o apoio e a representação na Câmara do Recife não seriam viabilizadas. Destaco, no âmbito dessas conquistas, a Lei Municipal 19.377/2025, que institui a política de apoio ao cooperativismo nessa cidade, e a conquista histórica que derrubou a proibição de as cooperativas recifenses emitirem nota fiscal eletrônica," afirmou Malaquias Ancelmo.
Confira as fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1zN7Grz-Vm21yB1K8EQZPgLYyAxTVUkPQ
- Artigo Secundário 1

Em 2025, o mundo celebra o Ano Internacional das Cooperativas, uma oportunidade para reafirmar o papel transformador desse modelo socioeconômico que une pessoas em torno de um propósito comum: construir um futuro mais justo, equilibrado e sustentável.
E é nesse contexto que o cooperativismo pernambucano se enche de orgulho para celebrar uma justa homenagem: Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente do Sistema OCB/PE e vice-presidente da FECOOP/NE, será agraciado com o Título de Cidadão do Recife, concedido pela Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros , autor de legislações fundamentais para o setor.
A solenidade acontecerá amanhã, dia 23 de outubro, às 16h, no Plenário da Casa de José Mariano, reunindo representantes do cooperativismo, lideranças políticas e amigos que compartilham da trajetória inspiradora de Malaquias.
Natural de Jacobina (BA), Malaquias construiu em Pernambuco uma história marcada por compromisso, visão e resultados. Jornalista por formação e cooperativista por convicção, dedicou sua vida a defender a cooperação como instrumento de desenvolvimento social e econômico. Representou o Brasil em diversos países, ampliando a visibilidade do cooperativismo e fortalecendo sua integração internacional.
À frente do Sistema OCB/PE, tem liderado um movimento que une formação, inovação e articulação política, com foco em criar oportunidades, promover inclusão produtiva e fortalecer a economia solidária. Sua gestão é guiada pela defesa de políticas públicas para o crescimento das cooperativas e pelo compromisso de aproximar o cooperativismo da sociedade pernambucana.
Como vice-presidente da FECOOP/NE, atua em sintonia com outros estados nordestinos, reforçando o papel das cooperativas na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.
O sentimento do homenageado já é de gratidão e partilha com todos que constroem o movimento cooperativista pernambucano:
“Compartilho este título com todos que fazem parte do movimento cooperativista pernambucano. Cada pessoa que contribui com o nosso trabalho recebe um pedacinho dessa conquista. Este título é nosso! Nós, do Sistema OCB/PE, nascemos com o propósito de unir pessoas que acreditam no cooperativismo. Buscamos fortalecer o movimento e defendê-lo como modelo capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz e cheio de oportunidades para todos.”
O Sistema OCB/PE convida você a participar dessa celebração especial..
➡️ Inscreva-se: https://forms.office.com/r/5hptyCVR5b
- Nenhum
Transformar municípios em espaços inovadores, sustentáveis e conectados às necessidades das pessoas é um desafio coletivo que pede visão e cooperação.
No dia 22 de outubro, Caruaru será palco do Fórum Agreste Inteligente: Conectando os Municípios ao Futuro, uma iniciativa do SEBRAE Caruaru que reúne empreendedores, gestores públicos, educadores, estudantes e lideranças locais em torno de um mesmo propósito: pensar e construir o futuro da região.
O evento propõe uma imersão em temas como inovação, sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento regional — e o cooperativismo também faz parte dessa conversa. O gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PE, Adriano Fassini, será um dos palestrantes do fórum, apresentando o tema “Cooperativismo como estratégia de Desenvolvimento Regional”.
Afinal, quando as pessoas se unem em torno de um propósito comum, compartilham resultados e constroem soluções locais, elas fortalecem economias, geram oportunidades e impulsionam o desenvolvimento sustentável — exatamente o que o Agreste Inteligente propõe: conectar territórios ao futuro por meio da colaboração e da inovação.
O Sistema OCB/PE acredita que o cooperativismo é um caminho essencial para o crescimento equilibrado e duradouro das regiões, fortalecendo comunidades e aproximando pessoas em torno de um mesmo ideal: o de um futuro mais humano, colaborativo e próspero.
- Artigo Secundário 3

No último sábado (18), o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, participou do HoraCoop 360°, promovido pela Sicredi Recife, que reuniu mais de 120 colaboradores para uma manhã de escuta, inspiração e conexão, onde propósito e resultado se encontraram no mesmo movimento.
O evento integrou a Semana do Cooperativismo, em celebração ao Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, neste ano em que a ONU reconheceu oficialmente as cooperativas como agentes essenciais de impacto positivo no mundo.
Com o objetivo de fomentar a cultura e a essência cooperativista, a programação contou com apresentações e dinâmicas que reforçaram os valores e princípios do cooperativismo. Durante a abertura, o presidente do Sistema OCB/PE destacou:
“O cooperativismo vai muito além de um modelo de negócio. Ele é uma filosofia de vida baseada na união, na solidariedade e no compromisso com o desenvolvimento coletivo.”
Mais do que números, o HoraCoop 360° entregou presença, alegria e pertencimento. Foi uma oportunidade de reforçar que cooperar é somar sentidos, multiplicar histórias e transformar trabalho em vida compartilhada.
O Sistema OCB/PE celebrou, junto à Sicredi Recife, o quanto a cooperação pulsa forte em cada colaborador, fortalecendo laços e inspirando novas formas de viver o cooperativismo.
- Nenhum

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Sescoop/PE encerrou o Programa de Desenvolvimento de Líderes em Saúde (PDLS) com dois encontros presenciais do módulo Liderança Transformadora, no Recife. A disciplina contou com carga horária de 16 horas e foi ministrada pela instrutora do Hospital Albert Einstein Lisiane Schaefer. Na oportunidade, o conteúdo programático focou temas como liderança transformativa, relações interpessoais, cocriação, conexão, comunicação e visão sistêmica. O PDLS, que iniciou em abril deste ano, com aulas virtuais e quatro encontros presenciais será encerrado com uma missão a ser realizada na Irlanda, no mês de novembro, onde os participantes entrarão em contato com exemplos práticos dos conteúdos vistos ao longo dos módulos.
“O encontro presencial vem fechar um ciclo de aprendizado e conhecimento muito importante para a formação de todo o líder de saúde. Tudo o que vivemos no PDLS conseguimos aplicar na prática. É importante destacar que em uma roda de discussão presencial, conseguimos entender e aplicar um conceito teórico de forma mais objetiva. Além disso, essa é uma oportunidade de fazemos networks entre as cooperativas, de forma a melhorarmos ainda mais a nossa capacidade de liderar,” afirmou o conselheiro de Administração da Unimed Recife, Henrique Guido.
O PDLS contou com carga horária total de 73 horas, divididas em 11 módulos, que trabalharam temas como os desafios do setor de saúde no Brasil, atendimento humanizado, gestão da experiência do cliente, comunicação e feedback, entre outros. Participaram do programa, líderes das cooperativas Unimed Recife, Unimed Caruaru, Unimed VSF, Unimed Salgueiro, Unimed Arcoverde, Coopanest-PE, Coopagreste, Coomeb, Uniodonto Recife, Uniodonto Caruaru e Uniodonto Garanhuns.
4. Accountability (4h)
- Artigo Secundário 2

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, João Pessoa recebeu o 5º Fórum Integrativo da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), reunindo lideranças do cooperativismo financeiro com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”. O evento celebrou o Ano Internacional das Cooperativas e destacou o papel fundamental das cooperativas de crédito no desenvolvimento econômico e social do país.
Durante dois dias, a programação abordou quatro eixos principais: Comunicar para Conscientizar, Inovar para Crescer, Cooperar com as Estruturas de Apoio e Liderar com Propósito.
A governança do Sistema OCB/PE marcou presença com o presidente Malaquias Ancelmo de Oliveira, a superintendente Cleoonice Pedrosa e o gerente de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas Adriano Fassini, que participaram de palestras, painéis e atividades colaborativas, promovendo troca de experiências e soluções para os desafios do setor.
Durante o fórum, foi elaborada a Carta Aberta ao Coop Financeiro do Futuro, documento que reúne propostas e compromissos para o fortalecimento do cooperativismo financeiro no Nordeste e no país.
O 5º Fórum Integrativo da Confebras reforçou a importância da união, do diálogo e da inovação no cooperativismo, mostrando que, juntos, líderes e instituições podem construir um futuro mais colaborativo e sustentável.
- Artigo Secundário 1

Mais de 150 mulheres cooperativistas, de 16 cooperativas pernambucanas, se reuniram na manhã desta sexta-feira para um encontro repleto de inspiração e autocuidado.
A ação foi promovida pela Comissão de Mulheres, Elas pelo Coop, do Sistema OCB/PE, que busca fortalecer a liderança feminina no cooperativismo, promover espaços de aprendizado, trocar experiências e incentivar o protagonismo das mulheres cooperativistas.
O encontro teve como tema Cuidar de Si para Viver Melhor e foi conduzido pela enfermeira Francilene Siqueira, especialista em saúde da mulher. Durante sua fala, ela abordou temas essenciais do Outubro Rosa, como o câncer de mama, a importância do autoexame, além de hábitos saudáveis, saúde mental e equilíbrio emocional.
Francilene destacou que o autocuidado vai muito além dos exames de rotina:
“Cuidar de si é olhar com carinho para o corpo e para a mente. É fazer pausas, reconhecer limites e buscar hábitos que nos mantenham bem para viver melhor todos os dias.”
A programação também contou com um momento de alongamento e terminou com uma meditação guiada, criando um ambiente de leveza e bem-estar.
💗 Durante todo o ano, o Sistema OCB/PE reforça a importância do autocuidado. Cuidar de si é um ato de amor, de consciência e de cooperação.
- Artigo Secundário 3

Nesta quinta-feira, o Brasil se une a mais de 117 países para celebrar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), uma data que destaca o poder da cooperação e o impacto positivo dessas instituições na vida das pessoas.
Em 2025, o tema definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) é Cooperação por um mundo próspero, um convite para refletirmos sobre como o cooperativismo financeiro contribui para um futuro mais justo e sustentável.
Para marcar a data, o Sistema OCB e as cooperativas de crédito brasileiras lançaram uma campanha nacional inspirada em uma pergunta que todo mundo já ouviu ao fazer uma compra: “No crédito ou no débito?”
A resposta agora vem com um novo significado: “No coop!”
Mais do que uma escolha financeira, o conceito mostra que optar por uma cooperativa de crédito é escolher prosperidade coletiva, desenvolvimento local e impacto positivo para toda a sociedade.
Aqui em Pernambuco, as comemorações começaram com um debate especial na CBN Recife, conduzido pelo jornalista Geraldo Freire. O encontro reuniu representantes do cooperativismo de crédito: Sóstenes Gomes Cavalcanti, da Sicredi Recife, Vinicius Salgues Aragão, do Sicoob Pernambuco, Wedson Simões, da Sicredi Centro Pernambucana, e o agrônomo e professor da UFRPE, Geraldo Eugênio.
A conversa trouxe uma imersão sobre o papel das cooperativas de crédito no desenvolvimento econômico e social, abordando temas como a história do movimento, a realidade das coops pernambucanas, o crédito para o agricultor informal e o impacto positivo das cooperativas em comunidades onde, muitas vezes, não há nenhuma outra instituição financeira.
Wedson Simões destacou que o cooperativismo vem crescendo de forma consistente, mesmo em regiões onde os bancos tradicionais estão se afastando. Segundo ele, “enquanto os bancos estão fechando em pequenos municípios, nós estamos expandindo nossa área de atuação. Em mais de 200 cidades, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras presentes.”
Já Vinicius Salgues Aragão ressaltou o avanço do setor no cenário nacional, observando que “as cooperativas de crédito ocupam lugares de destaque entre as maiores instituições financeiras do país, tanto em volume de transações quanto em ativos.”
Esse reconhecimento não veio por acaso. As cooperativas de crédito conquistaram a confiança das pessoas porque estão presentes no dia a dia delas. São instituições que escutam, acolhem e oferecem soluções que fazem sentido para cada comunidade. Essa proximidade é o que sustenta a prosperidade coletiva e fortalece os laços entre cooperados.
Para Sóstenes Gomes Cavalcanti, o grande diferencial das cooperativas está justamente nessa essência de estar perto das pessoas. “O cooperativismo possui tecnologia e produtos financeiros como um banco, mas tem a essência de estar próximo, promovendo ações sociais e educação financeira.”
O debate reforçou um ponto essencial: o cooperativismo de crédito não é apenas uma alternativa financeira, mas um movimento que transforma realidades, estimula o empreendedorismo e fortalece comunidades inteiras.
O Sistema OCB/PE acredita que prosperar é algo que se faz junto.
Neste Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, celebramos a força da cooperação e o compromisso das cooperativas em construir um mundo mais próspero, inclusivo e humano.
Assista o debate na integra:
- Artigo Inferior 1

O Sistema OCB acredita que cada cooperativa tem potencial para ir ainda mais longe e, para isso, desenvolveu um portfólio completo de soluções voltadas ao fortalecimento da governança, à promoção da sustentabilidade e à ampliação da competitividade do setor.
O Portfólio de Soluções do Sistema OCB reúne ferramentas e serviços pensados para apoiar cooperativas, dirigentes e colaboradores em todas as etapas do seu desenvolvimento. São iniciativas que inspiram crescimento, eficiência e intercooperação, como:
🔹 AvaliaCoop, que oferece diagnósticos personalizados para orientar a evolução das cooperativas.
🔹 CapacitaCoop, com mais de 90 cursos gratuitos voltados à formação de cooperados e colaboradores.
🔹 ESGCoop, que auxilia na implementação de práticas ambientais, sociais e de governança.
🔹 InovaCoop, um espaço para conectar ideias, processos e novas tecnologias.
🔹 NegóciosCoop, que amplia o acesso a mercados, inclusive no cenário internacional.
🔹 RepresentaCoop, na defesa dos interesses do cooperativismo junto aos poderes públicos.
🔹 SouCoop, que reúne dados e informações para demonstrar o impacto do nosso modelo de negócio.
Essas e outras iniciativas fazem parte de um grande ecossistema formado pela OCB, Sescoop e CNCoop, que atuam juntas para impulsionar o desenvolvimento das cooperativas brasileiras e fortalecer o movimento cooperativista em todo o país.
✨ Conheça mais e descubra como essas soluções podem transformar a sua cooperativa.
👉Acesse o portfólio completo em:
https://lnkd.in/dadepSn9
Aproveite também para explorar a plataforma CapacitaCoop, que possui um amplo repertório de oportunidades para o seu calendário de capacitação.
Quando o conhecimento se espalha, o cooperativismo cresce junto. 💚
- Artigo Inferior 3

Na terceira quinta-feira de outubro, o mundo celebra o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), uma data que reconhece o papel fundamental do cooperativismo de crédito como motor do desenvolvimento sustentável, promovendo apoio a pequenas e médias empresas e garantindo o acesso a serviços financeiros justos, humanos e democráticos.
A iniciativa é promovida pelo WOCCU (World Council of Credit Unions), que conecta cooperativas do mundo todo em uma rede global de colaboração, compartilhamento de boas práticas e inovação voltada ao fortalecimento do cooperativismo financeiro.
Atualmente, o setor reúne 260 milhões de associados em 89 mil cooperativas financeiras, presentes em 117 países. No território pernambucano, o cooperativismo de crédito é representado por 6 cooperativas, que somam 93.941 cooperados e 481 colaboradores, números que refletem sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social da região.
Em Pernambuco, o Sistema OCB/PE orquestrou duas ações especiais para celebrar a data e mostrar, na prática, a força do cooperativismo de crédito. O primeiro, um debate comemorativo, que será realizado no dia 16 de outubro, das 11h às 12h, comandado pelo jornalista Geraldo Freire, na Rádio CBN Recife, com a participação de grandes representantes do cooperativismo de crédito:
- Sóstones Gomes Cavalcanti, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Recife;
- Vinicius Salgues Aragão, Gerente Regional para a Região Agreste do Sicoob Pernambuco;
- Wedson Simões, Diretor de Operações da Sicredi Centro Pernambucana.
Já no dia 18 de outubro, será divulgada a entrevista com Silvana Delange, Diretora de Operações da Sicredi Recife, no podcast Mulheres de Negócio, também da CBN Recife. O programa, apresentado por Dani Monteiro e Dorgivânia Arraes, irá ao ar no sábado, às 9h45.
Durante a entrevista, Silvana Delange ressaltou o impacto das cooperativas de crédito na transformação das comunidades. Segundo ela, "as cooperativas têm um papel fundamental na inclusão financeira de pessoas e regiões muitas vezes não atendidas por bancos tradicionais, oferecendo taxas mais justas, educação financeira e apoio ao empreendedorismo local". A diretora também destacou que "essas instituições geram impacto direto no desenvolvimento regional, fortalecem a confiança entre os associados e ampliam a visibilidade global do cooperativismo, consolidando-se como uma alternativa sólida e humana no sistema financeiro".
Mais que uma celebração, o DICC é um lembrete do poder da cooperação para transformar realidades.
O Sistema OCB/PE reforça que, ao unir pessoas, ideias e propósitos, o cooperativismo de crédito segue construindo caminhos para uma economia mais solidária, sustentável e humana.
- Artigo Principal

Na manhã desta sexta-feira (10/10), no município de Timbaúba, a cooperativa Coaf marcou a abertura da sua 11ª safra, que deverá moer cerca de 900 mil toneladas de cana até fevereiro de 2026. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da cooperativa, Alexandre Andrade Lima, e contou com a participação do vice-presidente, Emilio Celso, do presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, da vice-prefeita de Timbaúba, Arleide Guerra, e da governadora do estado de Pernambuco e sua vice, Raquel Lyra e Priscila Krause, além de autoridades locais.
Na oportunidade, a gestora estadual sancionou lei que garantirá benefício tributário para a cooperativa, representando uma economia de R$ 4 milhões de reais, que serão reinvestidos na usina. “Esse é um marco muito importante para a nossa cooperativa. Essa lei prevê um desconto tributária para a cooperativa em relação ao estado. Ficamos muito satisfeitos com esse apoio pela importância que essa cooperativa tem social e economicamente para região,” afirmou Alexandre Andrade Lima, presidente da Coaf.
A Usina Cruangi, que é gerida pela cooperativa Coaf, deverá destinar a maior parte da matéria-prima desta safra para produção de etanol, acompanhando a tendência do mercado. Ao longo de 11 anos de atuação, a coop já pagou ao Governo do Estado o equivalente a R$ 54 milhões em tributos. O faturamento, no mesmo período, foi de R$ 1,7 bilhão.
Antes de a cooperativa assumir a gestão por meio de arrendamento, a usina ficou parada pelo período de três anos, gerando desemprego e dificuldades financeiras para a comunidade local. “Uma usina nunca deveria parar de funcionar, pois o benefício social gerado pelas suas atividades é enorme. Esse trabalho traz dignidade para todas as famílias que dependem dele, além de movimentar a economia local,” finalizou o presidente da Coaf.
- Artigo Inferior 2

O Sistema OCB/PE marcará presença na XV Conferência de Gestão, Projetos e Liderança (CGPL), promovida pelo Project Management Institute – Pernambuco (PMI-PE), com a participação de mais de 50 líderes de cooperativas de todo o estado. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento, a inovação e o fortalecimento da liderança cooperativista na região.
A conferência reunirá profissionais, gestores e entusiastas da área para discutir como gestão, projetos e liderança podem contribuir para a superação de desafios organizacionais e para a criação de valor em um cenário de constantes transformações.
Em sua 15ª edição, a CGPL consolida-se como um dos principais eventos do setor, promovendo o intercâmbio de conhecimento, experiências e boas práticas em gerenciamento de projetos. A programação inclui palestras com especialistas renomados, painéis temáticos, workshops interativos, mentorias coletivas e espaços de networking, incentivando a troca de ideias e o aprendizado colaborativo.
Segundo o Gerente de Operações do Sescoop/PE, Luis Everaldo de Olliveira, a participação do Sistema OCB/PE tem um significado estratégico:
“Para a comunidade de gestão de projetos no mundo cooperativista, especialmente em Pernambuco, o evento tem uma importância exponencial na mitigação de riscos e na maior assertividade das entregas das soluções para as cooperativas e suas partes interessadas. Ao apoiar a iniciativa e garantir a presença de 60 participantes, o Sistema OCB/PE demonstra, na prática, que sua diretoria está firme nos propósitos voltados ao fortalecimento do cooperativismo e ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa e colaborativa.”
O evento estará sendo realizado nos dias 10, 11 e 12 de outubro, no Centro de Eventos Recife (FPS). A expectativa é reunir cerca de 500 participantes, entre profissionais de gestão, inovação e transformação digital, além de representantes de empresas públicas, privadas e do meio acadêmico.
Com sua participação, o Sistema OCB/PE reafirma o papel do cooperativismo como agente de transformação social e econômica, destacando a importância da gestão eficiente e da inovação como caminhos para o fortalecimento das cooperativas e o desenvolvimento sustentável do estado.
- Artigo Inferior 1

O Sistema OCB/PE prorrogou o prazo de inscrições para a quarta edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco. Jornalistas de todo o estado têm agora até o dia 27 de outubro para inscrever suas matérias e concorrer ao reconhecimento de produções que destacam o papel do cooperativismo na sociedade pernambucana.
A iniciativa contempla as categorias telejornalismo, radiojornalismo, mídia impressa/digital e jornalismo cooperativo, valorizando reportagens que tenham como fonte pelo menos uma cooperativa registrada e regular junto à OCB/PE.
Os vencedores de cada categoria receberão troféu alusivo e prêmio de R$ 2,5 mil líquidos, além de ampla divulgação nos canais oficiais do Sistema OCB/PE.
Poderão ser inscritas matérias veiculadas entre 04 de setembro de 2024 e 27 de outubro de 2025, que apresentem qualidade técnica, fidelidade ao tema e relevância jornalística. Os trabalhos podem abordar temas ligados à sustentabilidade, economia, política e aos diversos ramos do cooperativismo, como agropecuário, crédito, infraestrutura, trabalho, produção de bens e serviços, saúde e transporte.
O prêmio busca incentivar a produção de conteúdos que ampliem a visibilidade e o entendimento sobre o papel transformador do cooperativismo em Pernambuco.
📃Para conferir o regulamento completo, acesse:
https://lnkd.in/dedgrdWa
- Artigo Secundário 2

As cooperativas de Pernambuco têm até o dia 20 de outubro para aplicar o Carimbo SomosCoop, definido pela unidade nacional do Sistema OCB, garantindo que essa ação conte no relatório nacional do movimento.
Desde 2019, o Carimbo SomosCoop vem diferenciando produtos e serviços: café, lácteos, carnes, frutas, vinhos, sucos, castanhas, cartões de crédito, carteirinhas de saúde, uniformes, veículos e muito mais. Uma marca reconhecida e confiável, que facilita a escolha do consumidor e fortalece a presença das cooperativas no mercado.
“Ter uma marca forte e que destaque a nossa união é uma forma de mostrar que somos um movimento nacional, transversal, que atua em vários setores da economia, sempre com produtos e serviços justos e de qualidade, produzidos de forma sustentável. O Sistema OCB trabalha para representar o cooperativismo, mas o engajamento das cooperativas é o que faz o nosso movimento ganhar força.”
— Fabíola Nader Motta, gerente-geral do Sistema OCB
O carimbo é uma garantia de origem cooperativista, reduz investimentos em marketing e torna a decisão de compra mais fácil para o consumidor. Ele transmite a mensagem: aquele produto é diferente porque é de uma cooperativa.
Onde aplicar o Carimbo SomosCoop?
🏷️ Embalagens de produtos
🏢 Sedes e escritórios
🚛 Frotas
👕 Uniformes
💳 Cartões e carteirinhas
📱 Sites e redes sociais
🎪 Estandes e eventos
… e muito mais!
✅ Fortaleça sua cooperativa, seja reconhecido e faça parte do movimento!
🔗 Acesse a Central da Marca e saiba como aplicar: https://central.somos.coop.br/
- Artigo Principal

A cooperativa 3º Milênio realizou, no último sábado (04/10), em Limoeiro, a 22ª edição de seu tradicional festival da música, evento que acontece anualmente e que conta com apresentações de paródias realizadas pelos próprios alunos. Ao todo, 500 estudantes se apresentaram, divididos em cinco grupos, para uma plateia de mais de 3 mil pessoas, que acompanharam a apresentação de temas como inclusão, cordel, história do México e do Japão, entre outros. A iniciativa envolve a atuação de diversos profissionais a exemplo de figurinistas, marceneiros, coreógrafos, movimentando a economia local. Acompanharam as apresentações, a assessora e a analista de Comunicação do Sescoop/PE, Vanessa Souza e Jamily Santos respectivamente.
Buscando garantir a isenção da comissão julgadora, foram convidados jurados que não possuem relação com a cooperativa e que atuam em outras cidades como Surubim e Jaboatão. Os convidados julgaram as apresentações de acordo com os seguintes critérios: paródia, coreografia e criatividade. Participaram do evento, estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, que, com o apoio dos professores, criaram as apresentações e mobilizaram o público para acompanhar. As canções foram interpretadas ao vivo também pelos estudantes, sempre contemplando conteúdos vistos em sala de aula.
“O festival representa muito para a nossa equipe porque, além da importância pedagógica, como instituição cooperativista, devolvemos nossa contribuição à sociedade, considerando que o evento movimenta toda a economia local, em especial os profissionais que ficam nos bastidores como figurinistas, coreógrafos, eletricistas, entre outros. A promoção social também está nas parcerias, a exemplo, da orquestra que abre o nosso evento trazendo a participação de crianças em situação de vulnerabilidade. Além disso, trabalhamos fortemente a inclusão, haja vista termos alunos neuroatípicos em nossas apresentações,” afirmou o presidente da cooperativa, Luís Amorim.
Para o jornalista Tadzio Estevão, que atuou como jurado na edição deste ano, o festival pode ser exemplo de inspiração para outros municípios. “Estou muito surpreso por ter encontrado, aqui em Limoeiro, fora da RMR, um festival desse porte. Esse evento traz educação, cultura, arte, cidadania, inclusão, lazer, ou seja, tudo o que envolve o processo pedagógico da criança e do adolescente. A proposta encanta não apenas pelas apresentações, mas pelo que movimenta na cidade, e é um verdadeiro patrimônio de Limoeiro e exemplo para outras cidades. Não se restringe somente à cooperativa. Espero voltar mais vezes, ou como jurado ou como público, porque estou encantado,” afirmou.
Todo o processo do festival, incluindo estrutura e apresentações, foi concluído em dois meses, e os 500 alunos foram divididos em cinco grupos, de acordo com os diferentes ciclos escolares. Os professores acompanharam e participaram de todo o processo junto aos profissionais contratados. As coreografias contaram com movimentos e sincronias que envolveram, simultaneamente, dezenas de alunos. Os figurinos também foram resultado de pesquisa e um espetáculo à parte, que transportou os espectadores a determinadas referências, a exemplo das apresentações sobre Moisés e o Êxodo e os povos nórdicos, japoneses e mexicanos. “Passamos um mês trabalhando e coreografando nossa apresentação, e foi um processo maravilhoso. Apresentamos o tema sobre o México e o público adorou,” afirmou Camille Pio, 15 anos, aluna do primeiro ano do Ensino Médio.