Featured

Visitas Técnicas do Sescoop/PE contemplam municípios do Sertão do São Francisco

Na manhã de ontem (06/08), o Sescoop/PE realizou atendimento à Cobrígida, cooperativa constituída por indígenas e quilombolas da Aldeia Pankará, do município de Orocó, no Sertão do São Francisco Pernambucano. O objetivo do apoio foi promover orientações sobre o processo de documentação da coop, de forma a torná-la apta a participar de chamadas públicas no âmbito do PNAE e do PAA. Durante a reunião, coordenada pelo gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Adriano Fassini, e acompanhada pelo gerente da Cermesfra, Odilon Barros Filho, foi definida a realização, nas próximas semanas, de um segundo encontro, que contemplará uma oficina de planejamento participativo com avaliação do potencial produtivo.

No período da tarde, o gerente acompanhou, no município de Mirandiba, a solenidade de assinatura de contrato entre a Coamira e a Conab, que prevê a entrega de R$ 300 mil em alimentos da agricultura familiar, cultivados por 20 cooperados da coop. Os itens serão encaminhados para os CRAs de Mirandiba, Verdejante e Carnaubeira da Penha. O documento foi assinado pelo presidente da coop, Romero Nunes, e pelo superintendente regional da Conab, Elizaldo Sá. O projeto aprovado pela Conab foi elaborado com apoio do Sescoop/PE, que garantiu suporte também para a estruturação da documentação apresentada.

Conteúdos Relacionados [Histórioas do Coop]

Sescoop/PE entrevista taxista mais antigo em atividade no estado de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (06/08), a Metrotáxi recebeu, em sua sede, no Recife, a equipe do Sescoop/PE para uma entrevista especial com o cooperado Oites Paulino da Silva. Aos 93 anos de idade, o taxista é o mais antigo em atividade no segmento em Pernambuco e compartilhou um pouco de sua história na cooperativa.

A entrevista foi conduzida pelo professor Emanuel Sampaio, responsável pela elaboração do livro sobre a história do cooperativismo no estado, e acompanhada pela assessora de Comunicação, Vanessa Souza, e pelo presidente da coop, Sérgio Alves de Melo.

”A cooperativa viabiliza muitos benefícios para nós que somos cooperados. Depois que eu ingressei na cooperativa, passei a trabalhar com um suporte maior, porque a gente conta com essa organização. É uma relação em que quanto mais participamos, mais contribuímos para o crescimento da cooperativa e de todos,” afirmou Paulino, que atua como taxista no Recife desde 1958 e acompanhou muitas mudanças ao longo das décadas.

”Para todos nós, é muito gratificante ter um sócio como ele, um exemplo de pessoa e de profissionalismo, que nos ajuda e incentiva muito a continuar prosperando com a cooperativa. Ele sempre aconselha, tanto os mais velhos quanto os mais novos. É uma grande honra tê-lo aqui,” afirmou o presidente Sérgio Melo.

O livro sobre a história do cooperativismo de Pernambuco contará com depoimentos de representantes de diversos Ramos e possui previsão de lançamento ainda para este ano.