Featured

Jovens do Aprendiz Cooperativo visitam cooperativas no Recife

  • Artigo Secundário 1

17042025 Visita Aprendiz

Jovens do Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/PE participaram, nos dias 11 e 14 de abril, de uma imersão prática sobre os Ramos cooperativistas em visitas realizadas a quatro coops do Recife. Os estudantes, estão concluindo a disciplina de Cooperativismo, ministrada pela Fundação Fé e Alegria, com uma carga horária de 40 horas. O grupo foi acompanhado pela analista de Desenvolvimento de Cooperativas, Madalena Nascimento, e pela instrutora do módulo, Míriam Belo.

Na última sexta-feira (11/04), os jovens visitaram a Coopestar e a Coopseta. Nesta última, foram recepcionados pelo presidente, Wemerson Vieira, e pelo diretor gerente, Joel Fernando. “Foi muito boa a experiência. Os jovens não sabiam que existia uma cooperativa de táxi, e pudemos mostrar um pouco da nossa organização e do funcionamento de uma coop do Ramo Transporte,” afirmou Wemerson Vieira.

“A visita dos aprendizes foi ótima. Falamos sobre o funcionamento da nossa cooperativa e esclarecemos várias dúvidas. Esse movimento é importante porque, se desejamos um futuro mais cooperativo, precisamos inserir os jovens logo cedo no segmento”, frisou José Augusto, presidente da Coopestar.

Já ontem (14/04), os aprendizes visitaram a Coopanest-PE e uma das agências do Sicoob Pernambuco. Na cooperativa de Crédito, os aprendizes foram recepcionados pela gerente de Relacionamento, Marta Moura. “Explicamos o nosso funcionamento, os nossos serviços, que se assemelham aos de uma instituição financeira tradicional, mas com os diferenciais do foco na sustentabilidade, na educação financeira, e na atenção, proximidade e respeito no atendimento ao cooperado. Foi uma troca muito enriquecedora,” finalizou.

Também ontem os jovens visitaram a Coopanest-PE, cooperativa de saúde, constituída por anestesiologistas. Na oportunidade, os aprendizes foram recebidos por duas funcionárias, Yasmin Mendonça e Tamires Santos, que já trilharam o mesmo caminho no programa Aprendiz Cooperativo e acabaram contratadas pela coop. “Fazer parte de uma cooperativa viabiliza muitos caminhos para o seu crescimento profissional. É importante também sempre dar o melhor em tudo o que fizer,” afirmou Tamires Santos.

Conteúdos relacionados