Coopave assina convênio com o Governo de Estado

Foi assinado, no último domingo (17/03), pela governadora Raquel Lyra e pela presidente da Coopave, Maria Aparecida Almeida, o convênio que garantirá a construção de um centro de processamento de ovos para a cooperativa em São Bento do Una. O empreendimento, no valor de R$ 540 mil, foi contemplado dentro do edital do Programa PE Produz e deverá garantir um incremento de R$ 100 mil no faturamento semanal da cooperativa. A elaboração do projeto para o edital contou com o apoio técnico do Sescoop/PE, responsável por repassar as orientações da Adepe e pela contratação da instrutoria realizada pela cooperativa Cooates.

O centro será construído dentro de terreno disponibilizado pela cooperativa e abrigará a estrutura necessária para a classificação dos ovos, que hoje seguem apenas para o atacado. “Teremos maiores oportunidades dentro do varejo também, haja vista o futuro galpão poder comportar toda a estrutura para a classificação dos ovos que hoje são entregues pelos cooperados. Esse recurso também contribuirá para o aumento do quadro social da cooperativa, visto que hoje não podemos absorver produções de nenhum novo cooperado”, afirmou a presidente da cooperativa.

Contando com 25 cooperados, a Coopave hoje oferta ao mercado ovos brancos e vermelhos dos cooperados, que possuem entre 5 mil e 10 mil aves. O próximo passo é o investimento para aquisição de um caminhão de forma a reduzir os custos com o frete. A demanda deverá ser contemplada em outro projeto. “Esse apoio à elaboração dos projetos é muito importante porque existem muitas instituições com oportunidades que as cooperativas não conhecem. Ficamos muito felizes com o resultado e só temos a crescer,” finalizou Maria Aparecida.

Conteúdos Relacionados [Histórioas do Coop]

Sescoop/PE entrevista taxista mais antigo em atividade no estado de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (06/08), a Metrotáxi recebeu, em sua sede, no Recife, a equipe do Sescoop/PE para uma entrevista especial com o cooperado Oites Paulino da Silva. Aos 93 anos de idade, o taxista é o mais antigo em atividade no segmento em Pernambuco e compartilhou um pouco de sua história na cooperativa.

A entrevista foi conduzida pelo professor Emanuel Sampaio, responsável pela elaboração do livro sobre a história do cooperativismo no estado, e acompanhada pela assessora de Comunicação, Vanessa Souza, e pelo presidente da coop, Sérgio Alves de Melo.

”A cooperativa viabiliza muitos benefícios para nós que somos cooperados. Depois que eu ingressei na cooperativa, passei a trabalhar com um suporte maior, porque a gente conta com essa organização. É uma relação em que quanto mais participamos, mais contribuímos para o crescimento da cooperativa e de todos,” afirmou Paulino, que atua como taxista no Recife desde 1958 e acompanhou muitas mudanças ao longo das décadas.

”Para todos nós, é muito gratificante ter um sócio como ele, um exemplo de pessoa e de profissionalismo, que nos ajuda e incentiva muito a continuar prosperando com a cooperativa. Ele sempre aconselha, tanto os mais velhos quanto os mais novos. É uma grande honra tê-lo aqui,” afirmou o presidente Sérgio Melo.

O livro sobre a história do cooperativismo de Pernambuco contará com depoimentos de representantes de diversos Ramos e possui previsão de lançamento ainda para este ano.