DNA Cooperativo em Pernambuco

DNA Cooperativo resgata praticas cooperativistas

No último dia 23 de abril aconteceu, no hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, o evento DNA Cooperativo. Uma iniciativa para resgatar a essência das práticas cooperativistas em todas as unidades do Brasil.

Em Pernambuco, o projeto teve como facilitador Tiago Vanini, fundador da Factual Humano, consultoria responsável pela capacitação, em parceria com o Sescoop Nacional.

O DNA trabalha com três premissas básicas. A primeira é conhecer para nivelar a base do conhecimento sobre cooperativismo com todos os atores importantes no processo.
Depois a ideia é vivenciar, trazendo experiências práticas de como viver os princípios cooperativistas no dia a dia. E por último, a premissa de disseminar, contando com multiplicadores para espalhar os valores cooperativos. “Essas pessoas vão nos ajudar a levar essa mensagem pra mais e mais pessoas, fortalecendo a essência do DNA Cooperativo no Brasil com o apoio desses multiplicadores” reforça Thiago Vanini.

Conteúdos Relacionados [Histórioas do Coop]

Sescoop/PE entrevista taxista mais antigo em atividade no estado de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (06/08), a Metrotáxi recebeu, em sua sede, no Recife, a equipe do Sescoop/PE para uma entrevista especial com o cooperado Oites Paulino da Silva. Aos 93 anos de idade, o taxista é o mais antigo em atividade no segmento em Pernambuco e compartilhou um pouco de sua história na cooperativa.

A entrevista foi conduzida pelo professor Emanuel Sampaio, responsável pela elaboração do livro sobre a história do cooperativismo no estado, e acompanhada pela assessora de Comunicação, Vanessa Souza, e pelo presidente da coop, Sérgio Alves de Melo.

”A cooperativa viabiliza muitos benefícios para nós que somos cooperados. Depois que eu ingressei na cooperativa, passei a trabalhar com um suporte maior, porque a gente conta com essa organização. É uma relação em que quanto mais participamos, mais contribuímos para o crescimento da cooperativa e de todos,” afirmou Paulino, que atua como taxista no Recife desde 1958 e acompanhou muitas mudanças ao longo das décadas.

”Para todos nós, é muito gratificante ter um sócio como ele, um exemplo de pessoa e de profissionalismo, que nos ajuda e incentiva muito a continuar prosperando com a cooperativa. Ele sempre aconselha, tanto os mais velhos quanto os mais novos. É uma grande honra tê-lo aqui,” afirmou o presidente Sérgio Melo.

O livro sobre a história do cooperativismo de Pernambuco contará com depoimentos de representantes de diversos Ramos e possui previsão de lançamento ainda para este ano.