Featured

Casa do Cooperativismo recebe visita de jovens do Aprendiz Cooperativo

A Casa do Cooperativismo de Pernambuco recebeu, na manhã desta segunda-feira (01/04), a visita de jovens do programa Aprendiz Cooperativo, solução do Sescoop/PE que conta com instrutoria da fundação Fé e Alegria.

Os alunos estiveram no local para conhecer um pouco sobre a cooperativa Cooperiotaxi em palestra realizada pelo presidente e vice-presidente da coop, respectivamente, Sérgio Quirino e Vladimir Pereira. O objetivo foi viabilizar o contato dos alunos com a realidade de uma das cooperativas de transporte que atuam na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O encerramento foi feito pelo presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, que falou sobre o cooperativismo pernambucano, detalhando dados e também contextualizando, historicamente, o surgimento do movimento cooperativista no mundo. Em sua apresentação, o presidente também destacou as principais diferenças entre as cooperativas e as empresas mercantis.

A Cooperiotaxi atua no Shopping Rio Mar e conta com mais de 150 cooperados e um fluxo médio de veículos mensal de mais de 600 mil entradas e saídas. O shopping Rio Mar conta com fluxo mensal de mais de 1,5 milhão de pessoas e a cooperativa atende a todo o público que procura o serviço de táxi no local.

Conteúdos Relacionados [Histórioas do Coop]

Sescoop/PE entrevista taxista mais antigo em atividade no estado de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (06/08), a Metrotáxi recebeu, em sua sede, no Recife, a equipe do Sescoop/PE para uma entrevista especial com o cooperado Oites Paulino da Silva. Aos 93 anos de idade, o taxista é o mais antigo em atividade no segmento em Pernambuco e compartilhou um pouco de sua história na cooperativa.

A entrevista foi conduzida pelo professor Emanuel Sampaio, responsável pela elaboração do livro sobre a história do cooperativismo no estado, e acompanhada pela assessora de Comunicação, Vanessa Souza, e pelo presidente da coop, Sérgio Alves de Melo.

”A cooperativa viabiliza muitos benefícios para nós que somos cooperados. Depois que eu ingressei na cooperativa, passei a trabalhar com um suporte maior, porque a gente conta com essa organização. É uma relação em que quanto mais participamos, mais contribuímos para o crescimento da cooperativa e de todos,” afirmou Paulino, que atua como taxista no Recife desde 1958 e acompanhou muitas mudanças ao longo das décadas.

”Para todos nós, é muito gratificante ter um sócio como ele, um exemplo de pessoa e de profissionalismo, que nos ajuda e incentiva muito a continuar prosperando com a cooperativa. Ele sempre aconselha, tanto os mais velhos quanto os mais novos. É uma grande honra tê-lo aqui,” afirmou o presidente Sérgio Melo.

O livro sobre a história do cooperativismo de Pernambuco contará com depoimentos de representantes de diversos Ramos e possui previsão de lançamento ainda para este ano.