A Força das Mulheres no Cooperativismo: Uma História de Luta e Inspiração
A história das mulheres é marcada por resistência, coragem e união. Em Pernambuco, recordamos com orgulho a bravura das Heroínas de Tejucupapo. Em 1646, sem treinamento militar ou armas sofisticadas, elas defenderam sua terra contra invasores holandeses com força, estratégia e cooperação. Usaram o que tinham – panelas de água fervente e determinação inabalável – e se tornaram símbolos eternos de resistência e liderança feminina.
Séculos depois, em 8 de março de 1917, a luta feminina ganhava um novo capítulo. Operárias russas tomaram as ruas para exigir melhores condições de trabalho e igualdade. Esse ato de coragem deu origem ao Dia Internacional da Mulher, um marco na busca por espaço, respeito e direitos.
E hoje? A força das mulheres continua transformando o mundo e, no cooperativismo, essa realidade se torna ainda mais evidente. Mais de um século depois, a luta segue firme – elas constroem, lideram, empreendem e transformam comunidades inteiras por meio da colaboração e inovação.
Para Gleydilene Nunes, Coordenadora Geral do Comitê de Mulheres da Sicredi Expansão: "O cooperativismo nos inspira a lutar, sempre juntas, para nos fortalecermos, e assim nos sentimos mais fortes!"
O cooperativismo é mais do que um modelo econômico. É uma ferramenta de transformação social, um espaço onde as mulheres seguem fazendo história!
Como bem diz o cooperativismo, "juntos somos mais fortes" – e isso inclui garantir que as mulheres tenham voz, vez e oportunidades para crescer.